Aos 21 anos, eu me vi sem ter onde morar. Precisei literalmente pedir abrigo na casa de uma tia adventista. Lá conheci sobre o sacrifício de Jesus e fui batizada na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Quando precisei ir embora para outra cidade em busca de emprego, conheci a colportagem (venda de livros de porta em porta). A princípio, tive medo, pois não me sentia capaz de realizar essa obra, mas o Espírito Santo me lembrava que Deus cuidara de mim e cuidaria ainda mais se eu fosse trabalhar para Ele. Deixei para trás o que eu tinha de família e amigos e fui para um outro estado, onde não conhecia ninguém. Orei a Deus apresentando tudo o que eu tinha: 80 reais, um corpo com saúde e a vontade de servi-
Lo. Peguei carona com outros colportores e segui da Bahia para o Rio Grande do Norte.
Chegando em Natal, adoeci. Precisei usar o único dinheiro que tinha para me manter na primeira semana. Após cinco dias, melhorei e o dinheiro acabou. Quando chegou o primeiro dia de trabalho, orei e me entreguei nas mãos de Deus, entreguei também todas as minhas necessidades. Saí para o campo convicta de que o meu Chefe era o meu amigo, queria o meu bem, estava comigo e seria fiel a mim. E eu não fui frustrada por Ele! Vendi livros na minha primeira oferta, e em todos os dias subsequentes.
O ano em que colportei foi o mais feliz da minha vida. Sentia Deus caminhando comigo, rindo e às vezes chorando com as experiências vividas. O grande diferencial daqueles dias estava em me colocar nas mãos de Deus diariamente antes de sair de casa, durante o dia, bem como ao anoitecer. Eu conversava com Deus constantemente. O resultado disso foi ver Sua fidelidade ao não me deixar faltar alimento, roupa, calçados e, o mais importante, amigos que se tornaram irmãos.
Em Natal, ganhei uma nova família. Deus abriu portas impossíveis aos olhos humanos. Ganhei uma bolsa integral para cursar uma das faculdades mais caras. Eu me formei em odontologia, casei, tive uma filha saudável e vivo com o constante sentimento de gratidão por sentir que o Senhor me retribuiu “cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos […] e, na era futura, a vida eterna” (Mc 10:30).
Convide o Senhor para andar com você a cada manhã e experimente os milagres e a paz que só Ele pode lhe proporcionar.
Vívien Silva da Cruz