Domingo
22 de outubro
Andando na paz de Deus
Vão em paz. O caminho de vocês está sob as vistas do SENHOR. Juízes 18:6

Em 2014, meu marido e eu fizemos parte de um grupo de profissionais da saúde que aceitou o convite para participar de um congresso de Enfermagem em Monróvia, na Libéria. A conferência seria organizada por uma universidade cristã em colaboração com o Ministério da Saúde da Libéria. O objetivo da conferência era fornecer atualizações sobre diferentes tópicos da Enfermagem identificados pelo país anfitrião e também distribuir material médico e material escolar para um orfanato. Deveríamos partir em 21 de maio e voltar em 10 de junho. Quando a data de partida se aproximava, um surto de ebola foi identificado na Guiné, África Ocidental, e acabou cruzando a fronteira para a área rural da Libéria.

Três semanas antes da viagem, visitei meu médico, que me aconselhou a não ir. Como eu era a principal oradora da conferência, discuti meus planos de viagem com meu filho, que é médico. Ele também nos aconselhou a não fazer a viagem. Expliquei minha situação a dois pastores, que oraram comigo para eu poder tomar a melhor decisão. Eu pedi a Deus que, caso Ele visse que eu estaria em perigo, permitisse que o valor da minha passagem aérea fosse reembolsado. Os dias se passaram, e eu não ouvi nada por parte das companhias aéreas. Assim, confiei que Deus nos protegeria e decidi fazer a viagem.

Sentindo-nos em paz com a situação, fizemos a viagem. A conferência foi muito bem-sucedida, e retornamos antes que o ebola chegasse à cidade de Monróvia.

Deus pode nos dar proteção quando estamos a serviço Dele. Sua palavra diz: “Pois Ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. […] Porque aos Seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos” (Salmo 91:3, 11). E também diz: “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês. […] E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6, 7).

Todos os dias, durante a viagem, eu havia caminhado em paz, certa de que as promessas de Deus nunca falham. Continuemos a confiar Nele todos os dias e oremos pelos países que ainda sofrem os efeitos devastadores do mortal vírus do ebola.

{ Lydia D. Andrews }