Sábado
11 de janeiro
Andar de bicicleta
O Senhor é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado. Deuteronômio 31:8?

Eu tinha seis anos quando aprendi a andar na bicicleta grande da minha irmã. Precisava ficar em pé na bicicleta, porque era grande demais para mim. Acredito que tenha sido meu pai quem me ajudou a me equilibrar até que eu pudesse fazer isso sozinha. Nós morávamos no topo de uma colina. Certo dia, eu desci o morro rápido demais e escorreguei, caindo sobre uma mistura de terra e cascalho no asfalto ao pé da colina. A bicicleta tombou para o lado direito, e eu deslizei vários metros até que ela finalmente parasse. Eu estava de saia e meias e, por isso, todo o lado direito do meu corpo foi arranhado. Minha perna e meu braço estavam sangrando muito. Ai! Como doía! Peguei a bicicleta e a empurrei morro acima, até a minha casa. Então fui mostrar os machucados para minha mãe. As lágrimas escorriam pelo meu rosto, mas eu me recusava a chorar alto. 

Minha mãe tentou limpar os ferimentos e tirar a terra. Senti como se eu fosse uma múmia egípcia, cheia de esparadrapos pelo corpo. No dia seguinte, nós iríamos viajar de férias. Meus pais ficaram tristes por mim, achando que eu não conseguiria entrar na água por causa dos machucados. Mas a viagem acabou sendo muito divertida. Eu ficava o tempo todo na água e só saía de vez em quando para deixar as crostas das feridas secarem um pouco. A água salgada ajudou a curar os ferimentos, e eu fiquei com uma pequena cicatriz no joelho. Depois das férias, meus pais me deram uma bicicleta. 

Há muitas coisas na vida que precisamos aprender. Na verdade, a vida toda consiste em um constante processo de aprendizagem. Poucos meses depois de nascer-mos, aprendemos a engatinhar, depois a andar, falar, ler, escrever e assim por diante. Essa lista poderia continuar indefinidamente. Eu fiquei tão feliz quando meus filhos aprenderam a andar! Mas houve outros passos que eu quis ensiná-los: andar de bicicleta, nadar, tirar carteira de motorista, formar-se na escola e na faculdade. As- sim como meu pai me ajudou a manter o equilíbrio sobre a bicicleta, nós também tentamos ajudar nossos filhos a amadurecer. Agora, eles já não precisam de nós como antes, mas, como pais, estaremos prontos para ajudá-los enquanto vivermos. 

Deus é o nosso Pai e Ele quer que aprendamos várias coisas, um passo de cada vez. Ele sempre vai nos incentivar, apoiar e nos ensinar aquilo que precisamos saber, pois Ele nunca nos deixará e estará sempre ao nosso lado, aconteça o que acontecer. 

Hannele Ottschofski