Os anjos são seres celestiais criados por Deus. Exercem funções especiais, tais como: a transmissão de mensagens divinas e a proteção dos seres humanos. Histórias que envolvem manifestações angélicas despertam nossa curiosidade. Ficamos impressionados com pessoas que tiveram a oportunidade de ver ou perceber a intervenção de anjos em um momento crítico. Acreditamos que elas são privilegiadas.
Os patriarcas tiveram experiências com anjos. Abraão recebeu a visita de seres celestiais em sua casa, que trouxeram a notícia de que Sara, mesmo já sendo idosa, teria um filho. E Jacó viu, em sonho, uma hoste angélica em Betel, enquanto fugia do seu irmão Esaú.
Quando relata a história de José, a Bíblia não apresenta nenhum contato do patriarca com anjos. Embora estivessem ali, eles não apareceram para consolá-lo enquanto ele era transportado como escravo; nem quando foi injustiçado pela esposa de Potifar; tampouco enquanto esteve na prisão. Mesmo quando ele interpretou o sonho de faraó, a Bíblia não diz que anjos apareceram para lhe transmitir orientações.
Entretanto, ao rever sua história, José reconheceu que Deus o havia conduzido. Em momento algum vemos José reclamando de sua sorte. Ele certamente compreendia que nos momentos de luta e sofrimento, assim como nos de glória e reconhecimento, Deus e Seus anjos estavam ao seu lado.
Embora não vejamos anjos atuando em nosso favor, eles estão sempre conosco. Ellen G. White teve o privilégio de contemplar o trabalho desses seres magníficos: “Vi anjos com as asas estendidas sobre os santos. Cada santo tinha um anjo de guarda. Se os santos choravam de desânimo ou estavam em perigo, os anjos que sempre os assistiam voavam rapidamente para cima a fim de levar as novas; e os anjos na cidade cessavam de cantar. Então Jesus comissionava outro anjo para descer a fim de animá-los, vigiar sobre eles e procurar impedi-los de abandonar o caminho estreito” (Primeiros Escritos, p. 55 [39]).
Todo o Céu está interessado em nossa salvação. Grandes esforços têm sido feitos para nos preservar no caminho do Senhor. Reflita sobre isso!