Sábado
08 de janeiro
Aprenda, ouviu?
Suportem-se uns aos outros. Colossenses 3:13

Enquanto houver mundo, pessoas de distintas idades terão divergência de opinião, pois veem a vida mediante “lentes” e sentimentos diferentes. Para uns, o mais importante é ter conforto e estabilidade. Para outros, o que importa é rir, divertir-se, desfrutar o que é bom. Como lidar com essas diferenças?

Certa vez, dois colegas de trabalho viajaram juntos. Ao chegarem à balsa, o mais velho disse ao mais jovem: “Não entre ainda com o carro.” O outro replicou: “Mas nós somos os primeiros! Por que não?” O colega explicou: “Os que entram primeiro são os últimos a sair. Aprenda!” O jovem consentiu, contrariado. Ele queria entrar e curtir a viagem. Quando quase todo o espaço foi ocupado, diante da última vaga disponível, o mais velho disse: “Agora pode entrar. Aprenda!” Mal a balsa começou a se afastar do cais, ouviu-se o barulho estridente de uma ambulância que, com pressa, se aproximava. Foi dada a ordem para que a embarcação retornasse. Quando atracou, um funcionário apontou para o último veículo da fila e gritou: “De quem é esse carro aqui?!” O jovem respondeu: “Nosso!” O funcionário lhe disse: “Então tire-o. A ambulância tem prioridade.” Enquanto a balsa se afastava do porto, os dois colegas, frustrados, ficaram ali, esperando a próxima. “Aprenda, ouviu? Aprenda!” Nenhum dos dois pôde, depois daquilo, esquecer essas palavras.

Na vida, podemos ter experiência, inteligência, visão e até sabedoria, mas não conseguimos acertar sempre. Somos falíveis, mesmo os mais perspicazes. Em geral, o que realmente funciona nas relações humanas é o amor e o respeito. Em cada povo, época e lugar, há boas formas de demonstrar isso, tanto aos mais velhos como aos mais jovens. Pedir desculpas, dizer “obrigado”, assumir os erros cometidos, moderar o tom da voz, não falar com ironia, desistir da vingança, parar com a pirraça e colocar-se na pele do outro, tentando entender seus sentimentos, tudo isso faz uma enorme diferença! É disso que a Bíblia está falando quando sugere que nos “suportemos” uns aos outros. “Suportar” é “dar suporte”, apoiar, respaldar, colaborar, perdoar. Deus espera isso de nós. Se você pedir com fé, Ele fará essa obra em sua vida. É esse o desejo de seu coração hoje?