Sexta-feira
18 de dezembro
Aprendendo com as formigas
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Provérbios 6:6

O verso de hoje apresenta um dos conselhos mais lembrados da sabedoria de Salomão. Os preguiçosos precisam se matricular na escola das formigas ainda hoje. Esses pequenos insetos podem nos ensinar lições incríveis de planejamento, organização, trabalho em equipe, determinação e criatividade.

As formigas são encontradas em praticamente todas as partes do mundo. Apesar de causarem alguns estragos, em geral elas são muito úteis para a fertilização do solo e para o controle de outras pragas. Existem cerca de 12 mil espécies catalogadas no mundo.

As formigas não precisam de ninguém para monitorá-las em seu trabalho. Essa é uma importante lição para nós. Pessoas responsáveis não precisam ser vigiadas para cumprir seu trabalho.

A procura por comida é uma prova da capacidade de perseverança das formigas. Se encontram, regressam ao formigueiro; se não, continuam a procurar. Podem andar até 300 metros em busca de alimento. Convertendo para uma contagem humana, seria o mesmo que percorrer a pé cerca de 60 quilômetros.

Nada as faz desistir do trabalho. Conta-se que Gengis Khan, durante uma batalha, escondeu-se em um celeiro. Sentou-se num canto e ficou observando uma formiga tentando carregar seu alimento parede acima. Ela tentou 62 vezes até conseguir. Dizem que ele saiu do celeiro energizado e determinado a continuar na batalha.

As formigas também são muito organizadas. Cada uma tem sua função dentro do formigueiro. Elas têm uma rainha e são organizadas em colônias. Se as formigas falassem, diriam: “Vamos trabalhar unidas!” Elas trabalham em equipe e em benefício umas das outras. Distribuem as tarefas pelo tamanho ou pela idade de cada uma: há as guardas do formigueiro; as operárias, que protegem os ovos e cuidam da limpeza do formigueiro; e as obreiras, que procuram alimentos e os trazem para casa. Cada uma faz sua parte e, juntas, realizam seu trabalho.

São muitas as lições que podemos aprender com as formigas. Quem observá-las adquirirá sabedoria para viver melhor.