Quem nunca se atrapalhou tentando falar de alguém ou de algo que não conhece? Por exemplo, um vendedor que oferece um livro que não leu, um apresentador de TV fazendo propaganda de um produto que ele mesmo não consome, ou alguém tentando vender um carro que ele próprio não compraria. Situações como essas geram constrangimento e não passam despercebidas para quem observa.
Certa vez, eu (Ailton) passei por uma situação complicada em um culto na igreja. Minha tarefa era apresentar um cantor conhecido dos jovens, mas desconhecido por mim. Eu não queria rejeitar aquela missão nem admitir que não o conhecia nem suas músicas. Então aceitei. A apresentação ficou meio sem graça.
É incrível como nos faltam palavras quando tentamos falar de alguém que não conhecemos ou com quem não temos intimidade. O tempo todo, eu temia que alguém me perguntasse qual música do repertório dele eu mais gostava de ouvir. Graças a Deus isso não ocorreu. Escapei, mas ficou o aprendizado.
No volta de Jesus, muitas pessoas passarão vergonha por ter seu falso relacionamento com Ele revelado. Simularão uma amizade, mas serão imediatamente desmascaradas. “Muitos Me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então Eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de Mim vocês que praticam o mal” (Mt 7:22, 23).
Você já conheceu alguém que fala de Jesus, mas, de fato, não se relaciona com Ele? Percebeu quão terrível é quando essas pessoas tentam pregar ou testemunhar de um Cristo com quem mal conversam e pouco convivem? Talvez seja essa uma das razões pelas quais o cristianismo atual esteja passando por uma grande crise, e a igreja esteja em decadência em alguns lugares. As pessoas querem falar de Jesus, mas não querem viver com Ele. Querem ostentar uma crença religiosa, mas não têm tempo nem paciência para sentar-se aos pés do Salvador e Dele aprender.
E você? Está correndo o risco de ser desmascarado quando Cristo voltar? Por que não ser franco com Ele e deixar de viver de aparências? Além de uma vida autêntica, você desfrutará a bênção que é, de fato, andar com Deus. Assim seu testemunho sobre Deus poderá ser genuíno, e as pessoas logo perceberão.