Sábado
19 de dezembro
“Aqui é trabalho, meu filho!”
Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o Senhor estava com ele. 1 Samuel 18:14

Muricy Ramalho é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro. Ele conquistou muitos títulos importantes na carreira. Seu lema está retratado no título do texto de hoje. Sua frase ficou famosa, inclusive fora do contexto do futebol. Nesse bordão, Muricy resume a filosofia de vida que acompanha muitos vencedores: não se obtém sucesso sem suar a camisa.

Alguns acham, porém, que só contar com a sorte é o suficiente. Muitos não estão dispostos a calçar os sapatos do “sortudo”, ou seja, pagar o preço para ter a mesma “sorte”.

Davi foi o homem da Bíblia que recebeu a maior aprovação divina. Sua história revela que Deus fazia por ele apenas o que o rei não podia fazer por si mesmo. Ainda sem nenhum reconhecimento, Davi era o melhor pastor dos rebanhos de seu pai. Deus viu que aquele rapaz poderia “pastorear” Seu povo com a mesma dedicação e o consagrou como rei de Israel.

Ninguém queria lutar com Golias, até aparecer Davi disposto a arriscar a vida para defender a honra de Deus. Quando escolhe um homem para uma missão, o Eterno passa a fita métrica ao redor de seu coração. Em geral, Ele escolhe quem tem o coração parecido com o Seu.

Muitas pessoas perdem uma grande bênção por não se disporem a dar duro na vida, por não se dedicarem aos estudos nem saírem para procurar um emprego. Alguns vivem esperando a oportunidade chegar. Enquanto esse dia não chega, não fazem nada para criar chances de vencer.

Eu sei que o sucesso não depende só do esforço, mas raramente acontece sem trabalho árduo. Quem não trabalha duro pode esperar o fracasso. Creio que podemos dizer que o sucesso é o resultado do esforço humano somado à bênção de Deus.

Não espere grandes coisas de Deus se você mesmo não faz sua parte. Para que haja crescimento, faça uma avaliação de todo seu potencial e de onde pretende chegar. “Não reclame da colheita, escolha bem as sementes.” E mãos à obra!