Nem todo bicho que anda de lado é caranguejo. Mas andar assim, atravessado, foi o motivo de terem dado esse nome à aranha-caranguejo. Ela anda muito pouco; mas, quando o faz, é de lado mesmo. A aranha-caranguejo gosta muito de flores. As amarelas preferem as flores amarelas. Quando uma aranha rosada sobe, por engano, em uma flor amarela, procura logo uma flor rosa. Caso não a encontre, ativa sua arma secreta e muda de cor. Fica amarela também.
A aranha-caranguejo sabe que as flores recebem a visita de muitos insetos. Então fica lá, parada, como quem não quer nada. E haja paciência! Se for preciso, fica dois, três meses sem comer. Sua perseverança parece não ter fim. Mas logo é recompensada com um bom almoço. Borboletas, abelhas e mamangabas são vítimas certas. Ao atacar, a aranha injeta um veneno para matar e, em seguida, um ácido que dissolve o corpo do bicho. Então é só beber.
A perseverança da aranha-caranguejo, que fica meses esperando, nos lembra de como é bom começar a fazer alguma coisa. Tomar decisões é outra coisa também gratificante. A questão é o momento seguinte, na hora da execução.
Precisamos saber o que queremos. Se você sabe onde quer chegar, então fica mais fácil. Acontece que muitas vezes fazemos planos e tomamos decisões empurrados pelos outros. Alguns podem até dar certo, mas nem sempre. Quando passa o incentivo, a decisão também escorre pelo ralo.
Para atingirmos certas metas, precisamos aprender a esperar, e isso é a pior coisa do mundo. Ninguém gosta de ficar esperando na fila do supermercado ou da lanchonete. Ao pedirmos um favor, seria bom ser atendido antes mesmo de terminar de dizer o que queremos. Mas sempre esperamos por algo ou alguém, e isso não podemos mudar.
O verso de hoje mostra que os perseverantes têm fé em Jesus e guardam os Seus mandamentos. Para que o tempo não atropele nossas decisões, precisamos incluir Deus em nossos planos. Assim fica mais fácil estudar e até brincar. Não deixe Jesus fora de Sua vida. Ele disse: “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13).