Segunda-feira
04 de novembro
Armadilhas de seda
Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha. Êxodo 34:12

Algumas aranhas usam a seda que produzem para construir verdadeiras armadilhas. Entre elas estão a cara-de-ogro, a boleadeira e a aranha-de-alçapão. A cara-de-ogro faz uma rede de pesca; a boleadeira faz uma bola e a alçapão constrói um túnel com tampa móvel.

A aranha-de-bolsa também inovou. Sua armadilha é uma bolsa tubular feita de seda. Ela fica parcialmente enterrada e a parte externa é camuflada com grãozinhos de terra grudados aos fios de seda.

Com a armadilha pronta, a aranha entra na bolsa e se gruda no teto. Permanece ali à espera. Uma mutuca (mosca) pousa em algo parecido com uma folha morta. As vibrações chegam até a aranha, que por meio das finas camadas de seda, aplica uma estocada na mosca, por baixo. Não há como escapar. A aranha puxa a presa para dentro por um pequeno corte na parede da armadilha e suga sua vida. Depois, é só esperar outro bicho desatento.

A aranha-de-rede também faz das suas: constrói uma pequena teia triangular, que tem um fio a mais do que as teias de outras aranhas. Esse fio extra fica preso entre as pernas da aranha e é controlado por ela. Quando um inseto toca em um fio, a aranha passa a balançar a teia, torcendo e puxando o fio extra. A vítima se enrosca e não consegue se livrar. O resto da história você pode imaginar. Esses artifícios fazem parte de um estranho jogo de vida e morte que se estabeleceu em nosso planeta por causa do pecado.

Nós também fazemos parte desse jogo. E por sermos pensantes, o nível de sofisticação das ciladas é bem maior. Mas Deus pode ajudar. A orientação que Ele deu ao povo de Israel em Canaã serve para nós também. Deus orientou Israel para não se unir aos povos de Canaã. Eles não deveriam fazer sociedade comercial, não deveriam se casar com eles nem participar de sua forma de culto.

Um dia você vai querer se aproximar de alguém para namorar e casar. Na hora certa, siga o conselho de Deus. Não se associe a uma pessoa que não serve ao Deus que você conhece. Muitos jovens achavam que seu amor faria o outro mudar de opinião após o casamento. Esteja certo: se não muda antes, depois é duas vezes mais difícil. Pode até acontecer, mas não é fácil. Evite armadilhas. Siga na direção de Deus.