Sexta-feira
05 de janeiro
Arquivos apagados
Ele voltará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miqueias ?:??

Nos últimos anos, tem havido inúmeros escândalos nos noticiários a respeito de arquivos de computador. Um deles foi em conexão com a Receita Federal, e outro envolvia um candidato à presidência, ambos nos EUA. Baseados em desculpas, eles sentem muito, mas tudo foi apagado, e não há nada que possam fazer. Contudo , vários especialistas afirmam que é, de fato, muito difícil apagar completamente arquivos de um disco rígido de computador. Os arquivos permanecem em algum lugar e podem ser recuperados, embora isso ainda não tenha acontecido enquanto escrevo este texto. 

Meu esposo já estudou bastante sobre a cultura e o exército romano da época de Cristo. Ele já confeccionou muitas partes da armadura e vários outros itens que os soldados ro- manos carregavam e usavam. Um dos itens feitos por ele foi uma tabuleta (tabla). Quando a vi pela primeira vez, achei que era rebuscada demais. Mas, então, visitamos vários mu- seus na Alemanha, onde muitos itens romanos haviam sido descobertos, pois os romanos tinham construído muitas fortalezas naquela área. E lá, em um dos museus, vi uma tabla praticamente igual à que meu esposo havia confeccionado. Provavelmente fosse algo parecido com aquela na qual Zacarias escreveu: “O nome dele é João” (Lc 1:63). 

A tabla (da qual deriva a palavra tabuleta) era feita de um ou dois pedaços planos de madeira com as partes centrais ocas e moldura de 1,2 cm. A parte oca ao centro era preenchida com cera de abelhas escurecida com pó de carvão. A escrita era feita com uma espécie de estilete. A parte plana do estilete “apagava” quaisquer erros. Para apagar completamente a tabla, ela precisava ser exposta ao sol ou ao calor de uma chama, o que derretia a cera. 

Enquanto eu mostrava a tabuleta a um amigo, percebi que há uma lição espiritual nela. Assim como a mensagem da tabla pode ser apagada pelo sol, assim também nossos pecados podem ser apagados pelo Sol da Justiça, Jesus. E, ao contrário de um disco rígido de computador, tudo é apagado permanentemente e jamais poderá voltar a existir. Tudo desaparece de uma vez por todas. Que promessa preciosa encontramos em 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 

Mas é muito mais do que isso – os pecados se foram, de verdade, para sempre. “Eu, Eu mesmo, sou o que apago as suas transgressões por amor de Mim; dos pecados que você cometeu não Me lembro” (Is 43:25). Assim como aquilo que está escrito na tabla, o pecado desaparece e nunca é encontrado novamente. 

Ardis Dick Stenbakken