Quinta-feira
24 de julho
ARREPENDIMENTO OU REMORSO?
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

Você sabe a diferença entre arrependimento e remorso? Ambos os sentimentos nos deixam tristes, mas por motivos diferentes. No arrependimento, ficamos tristes pelo ato praticado, enquanto no remorso a tristeza é fruto das consequências negativas daquilo que praticamos.

Davi experimentou ambos os tipos de tristeza. Por isso, acredito que ele seja o personagem bíblico mais habilitado para falar a respeito desses sentimentos. Por exemplo, quando soube que Bate-Seba estava grávida, a primeira coisa que fez foi elaborar um plano maquiavélico para encobrir sua transgressão. Nesse caso, a tristeza de Davi foi motivada pelas consequências de seu pecado. Ele estava com remorso. Contudo, quando foi confrontado pelo profeta Natã, reconheceu que havia pecado contra o Senhor. Nesse contexto, ele compôs o Salmo 51, no qual expressa sua profunda tristeza pelo ato hediondo que praticou.

Davi se humilhou e pediu para ser purificado, suplicou pela presença do Senhor e disse que sua experiência serviria de advertência para que outros não cometessem o mesmo erro. O arrependimento de Davi foi sincero. Ele percebeu que a pior consequência de seus atos havia sido o afastamento de Deus.

O verso de hoje relaciona o arrependimento sincero com a prosperidade. Quando nos arrependemos, confessamos e abandonamos nossos pecados, alcançamos a misericórdia divina. Abrimos as portas de nossa vida para que Deus derrame bênçãos sobre nós. Em outras palavras, se queremos que nossa vida vá para frente, precisamos abandonar nossos pecados o quanto antes.

Deus deseja fazer grandes coisas por nós e por meio de nós, mas nossas falhas O impedem de nos usar como Seus instrumentos. Precisamos nos arrepender sinceramente e pedir para sermos lavados pelo sangue de Cristo. Somente assim estaremos habilitados para servi-Lo integralmente.