William H. McRaven foi o almirante da marinha americana responsável pela operação que capturou Osama bin Laden. Mas o que o tornou mundialmente conhecido foi seu discurso na aula magna da Universidade do Texas, no qual disse: “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama.”
Ao relembrar seus primeiros dias na marinha, William disse que não entendia por que um oficial exigia que a cama dos marinheiros estivesse rigorosamente arrumada. Mas o tempo passou, e ele entendeu que aquele simples ato tinha um significado importante. Arrumar a cama toda manhã faz com que sintamos orgulho de ter realizado satisfatoriamente a primeira tarefa do dia. Esse sentimento proporciona motivação para realizar as demais atividades diárias.
O simples ato de arrumar a cama também nos ensina que as pequenas coisas da vida importam. Cristo transmitiu essa importante lição na parábola dos talentos ao narrar o elogio do senhor aos servos fiéis: “Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito.” Ou seja, quem é fiel nas pequenas coisas da vida está habilitado para assumir maiores responsabilidades. Sendo assim, concentre-se em fazer bem as pequenas coisas, pois só assim você estará preparado para maiores desafios.
O almirante finalizou sua reflexão dizendo que podemos arrumar a cama pela manhã e fazer todas as tarefas bem-feitas e ainda assim ter um péssimo dia. Contudo, ao chegar em casa, teremos uma cama arrumada para nos deitar.
Na parábola dos talentos, os servos receberam a recompensa por sua fidelidade “depois de muito tempo” (Mt 25:19), quando o senhor retornou. Isso nos ensina que possivelmente nosso esforço não será reconhecido imediatamente. Mesmo assim, nosso caráter é aperfeiçoado em cada atividade feita com dedicação.
Se você deseja deixar um legado positivo, ouça o conselho de Salomão: “Tudo o que vier às suas mãos para fazer, faça-o com toda a sua força” (Ec 9:10). A bênção de Deus acompanha quem segue esse princípio.