As árvores frutíferas são usadas em muitas partes da Bíblia para representar os filhos de Deus. No entanto, o versículo de hoje fala sobre uma figueira aparentemente bonita, mas que decepcionou seu dono pelo fato de não produzir figo algum.
Entre as muitas lições que poderíamos aprender dessa história, a mais importante é que a vida não se sustenta com aparência. É preciso ter essência, substância e base para o que está no exterior. Entretanto, existem pessoas que se especializaram em fingir ser o que não são. Querem a todo custo passar uma imagem melhorada de sua personalidade para tentar atrair os outros para si e, dessa forma, tirar alguma vantagem.
Estou falando de gente que quer ser simpática, sem amar as pessoas de fato; sorrir por fora, sem se alegrar por dentro; ou ainda querer falar bonito, sem viver o que diz. Pessoas assim são como árvores cheias de folhas, mas sem fruto algum.
Ninguém consegue manter uma farsa por muito tempo. Um dia, alguém vai querer experimentar o fruto dessa árvore e poderá se decepcionar. William G. Jordan disse: “Nas mãos de cada indivíduo, encontra-se um poder maravilhoso, para o bem e para o mal – a influência silenciosa, inconsciente e velada de sua vida. Trata-se simplesmente da radiação constante do que a pessoa realmente é, e não do que ela finge ser.”
Em contraste, Davi fala de uma árvore diferente da figueira sem frutos. A árvore do salmista, “no devido tempo, dá o seu fruto, [sua] folhagem não murcha; e [em] tudo quanto faz [é] bem-sucedida” (Salmo 1:3, ARA). O que isso significa? Essa árvore representa pessoas equilibradas, realizadoras, constantes e bem-sucedidas na vida. Seu conceito de sucesso, porém, não é mundano nem centrado em coisas materiais, mas na certeza de que vivem de acordo com os planos de Deus. Enraizados no solo da graça divina, os cristãos produzem amor, paz, bondade e domínio próprio.
Ao contrário das figueiras sem fruto que vivem de aparência, os filhos de Deus enchem o mundo com o sabor do Céu e abrigam os cansados e abatidos à sua sombra. Plante-se hoje em Jesus, e ninguém que estiver à sua volta vai ficar sem frutos.