Quinta-feira
18 de maio
AS DUAS COROAS
Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória. 1 Pedro 5:4

Coroa é um objeto milenar que representa vitória, poder e nobreza. Na Grécia antiga, os vencedores das corridas ganhavam uma coroa feita com ramos de louro. Em Roma, os generais conquistadores também recebiam uma grinalda feita com essas folhas que hoje usamos como tempero. Os reis e monarcas, por sua vez, usavam lindas coroas cravejadas de ouro e pedras preciosas. 

Atualmente, existem várias coroas esplêndidas no mundo. No Museu Imperial, localizado na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, encontra-se a coroa do imperador D. Pedro I, que pesa 2,689 quilogramas e possui 88 pedras preciosas. A coroa da imperatriz Anna, da Rússia, é adornada com 2.500 diamantes e rubis. 

No entanto, a coroa mais famosa atualmente é a da rainha Elizabeth II, um ícone moderno de liderança e longevidade. Ela foi coroada em 1953 com apenas 25 anos de idade. A coroa imperial inglesa foi feita em 1937 para o rei George VI e está cravejada com 2.868 diamantes. Em seus 70 anos de reinado, Elizabeth II já usou cerca de dez diferentes tipos de tiaras e coroas, sendo a coroa do império a principal. 

Você sabia que Deus tem preparado para você uma coroa muito mais especial que a da rainha Elizabeth? Ellen White escreveu que “há uma inestimável recompensa para aqueles que devotam a existência ao Seu serviço” (Serviço Cristão, p. 216 [266]). Em Sua segunda vinda, Jesus Cristo dará uma coroa de glória para cada salvo, marcando, assim, o início de um reino eterno. 

Quem terá o privilégio de receber essa coroa gloriosa? Jesus responde: “Seja fiel até a morte, e Eu lhe darei a coroa da vida” (Ap 2:10). Ele também aconselha: “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” (Ap 3:11). 

Se hoje temos a esperança de receber uma coroa de glória é porque, um dia, Jesus usou outra coroa – não de ouro nem pedras preciosas, mas cravejada de espinhos. Aquela coroa era nossa, mas o Rei do Universo trocou o trono e a glória por espinhos e cruz. O que você dará ao Salvador em resposta a tão grande amor?