Quarta-feira
21 de agosto
As parteiras hebreias
As parteiras, porém, temeram a Deus e não ? zeram o que o rei do Egito lhes havia ordenado; pelo contrário, deixaram viver os meninos. […] E Deus foi bom para as parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte. E, porque as parteiras temeram a Deus, Ele lhes constituiu família. Êxodo 1:17, 20, 21 ??

As parteiras descritas em Êxodo 1 deviam ser mulheres hebreias, pois temiam a Deus. Os nomes delas também eram hebreus, Sifrá, que significa beleza, e Puá, que significa esplendor. 

O faraó queria controlar o aumento (proliferação) dos hebreus e arquitetou um plano para matar bebês meninos inocentes. Contudo, quando o faraó pediu que as parteiras hebreias assassinassem os bebês, ele fez o pedido para as mulheres erradas. 

O trabalho das parteiras era manter o compromisso de ajudar os bebês a nascerem e não matá-los. Antes de mais nada, elas temiam a Deus, muito mais do que ao rei tirano. 

Elas mostraram muita coragem e amor a Deus ao arriscarem a vida para desobedecer à ordem do faraó. Sabiam que o medo de homens torna as pessoas vítimas das circunstâncias, mas o temor do Senhor traz paz e segurança diante de perigos mortais. 

Por temerem a Deus, aquelas mulheres conseguiram ficar firmes para fazer o que achavam correto. Elas sabiam que naquela situação era apropriado desobedecer às autoridades civis. 

Deus não espera que obedeçamos às autoridades governamentais quando elas nos pedem que façamos coisas que vão contra a vontade do Senhor. Pelo contrário, Ele nos pede que façamos o que é certo. Sempre que nos pedirem que desobedeçamos a uma ordem divina, devemos obedecer a Deus e não aos homens (At 5:29). Foi isso o que Pedro e os apóstolos afirmaram quando ordenaram que eles parassem de pregar sobre Jesus. 

Deus recompensou as parteiras pelo que fi zeram, dando-lhes uma família e preser- vando sua prosperidade. Ele ignorou a resposta delas ao faraó pois elas não violaram a lei superior de Deus, que proibia o massacre sem sentido de vidas inocentes. Ao ignorar o implacável comando do faraó, essas duas mulheres ajudaram a edificar as famílias de Israel e a ampliar a nação hebraica, que era o povo escolhido de Deus. Em recompensa à fidelidade de Sifrá e Puá, Deus também edificou suas famílias. 

Agnes s Kamanga