Segunda-feira
22 de abril
As quatro dimensões da cruz
Então, disse Jesus a Seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me. Mateus 16:24

Não existe cristianismo sem a cruz de Cristo. Ela é o ponto de partida e de chegada de toda nossa experiência espiritual. Além de todo o significado espiritual que permeia a cruz, podemos pensar em suas dimensões físicas como uma ilustração de importantes verdades espirituais relacionadas ao sacrifício de Jesus por nós.

A primeira dimensão está na base da cruz. Ela pode ilustrar a imensidão do pecado e a realidade da morte. Possivelmente você já tenha visto bem de perto a monstruosidade do pecado ao acompanhar a luta de uma pessoa querida com uma doença incurável, ou um familiar desempregado, um filho que abandonou a fé, um casamento que se desfez de forma dolorosa, ou a morte que tirou de modo prematuro a vida de uma criança.
O pecado não poupa ninguém.

A segunda dimensão da cruz é o braço que aponta para a esquerda. Por estar mais perto do coração de Jesus, esse braço da cruz pode representar o infinito amor de Deus que se manifestou em nosso favor (Jo 3:16). A plenitude desse amor só se revela em nós quando buscamos a plenitude do amor ao próximo.

A terceira dimensão da cruz é o seu braço direito, que pode ilustrar a grandio-
sidade da missão que recebemos de Deus. Provavelmente foi com a mão direita que Jesus apontou para o “ide”. O cumprimento dessa missão é uma consequência de viver no amor do Pai. É o resultado de uma pessoa que se sente tão amada que precisa compartilhar sua linda história de amor e transformação. Segundo um conhecido escritor norte-americano, evangelizar é apenas “construir uma ponte que ligue seu coração ao coração de outra pessoa e convidar Jesus a passar por ela”.

A quarta dimensão da cruz aponta para cima e revela a grandiosidade de uma esperança. Jesus subiu ao Céu e voltará em breve para nos buscar
(At 1:11). A cruz não foi o fim, mas a certeza de um novo início. Foi um símbolo de vergonha, mas hoje representa vitória. Ela nos permite tirar os olhos da Terra e direciona nossa visão para a eternidade.

A cruz não é apenas um ponto na história, mas o poder de Deus que pode transformar toda a sua história. Por isso, deixe tudo para trás e siga Jesus, abraçando cada uma das dimensões de Sua cruz.