Você já ouviu as vozes do fracasso? Quando falha, há vozes que ficam falando no seu ouvido, e você dá atenção! Em algum momento da nossa vida, o fracasso nos acha, de um jeito ou de outro.
Eu estava em um hotel na cidade de Manágua, na Nicarágua, onde tinha acabado de fazer o primeiro sermão de uma série evangelística. Naquele momento, eu dizia a mim mesma: “Raquel, você fracassou.” Fui dormir me sentindo péssima. Existem vários livros que falam sobre como ser bem-sucedido na vida, mas é muito difícil achar um livro que mostre como ter sucesso em meio ao fracasso. Esse tópico é muito complexo para ser discutido ou, talvez, ninguém tenha nada para dizer sobre esse assunto. Mas Deus tem algo a dizer.
Quando olhamos mais cuidadosamente para os personagens bíblicos, vemos que muitos deles enfrentaram o fracasso. Davi teve um fracasso moral, mas Deus o usou mesmo assim. Elias teve um colapso nervoso depois do monte Carmelo, mas Deus o restaurou. Pedro, apesar de sua autoconfiança e seu orgulho, negou Jesus. Pessoas perfeitas? Não. Contudo, Deus as usou.
Às vezes, Deus permite que nós falhemos antes de termos sucesso. Se aprender- mos com nossos fracassos, eles podem ser o início do nosso crescimento.
Depois de uma longa noite conversando com Deus naquele quarto de hotel, recebi a força necessária para enfrentar o dia seguinte. A igreja estava cheia naquela noite, e eu preguei novamente, confiante de que Deus estava no controle. Assim que terminei, um senhor idoso veio até mim e falou:
– Raquel, obrigado pela linda mensagem de ontem. Meu filho estava ouvindo pelo rádio, enquanto eu estava aqui assistindo. Hoje, ele veio comigo e decidiu entregar o coração para Jesus.
Olhei para eles, agradecida e sem palavras. Então abracei o rapaz e disse:
– A mensagem de ontem foi especificamente para você.
Se você está começando seu dia pensando nos fracassos de ontem, eu trago boas-novas para você: Deus pode usar seus fracassos e pode usar você. Hoje é dia de cantar uma nova canção e deixar as vozes do fracasso para trás, abraçando um novo dia repleto de misericórdias renovadas.
Raquel Queiroz da Costa Arrais