“É, veja bem, eu penso que, de repente, eu acreditaria se, conforme mencionei anteriormente, então… é isso…” Assim gagueja o rapaz ao ser questionado sobre um importante tema de sua fé. Ele nasceu em um lar cristão, mas não está convencido dos motivos que devem levar uma pessoa a seguir Jesus.
Esse é um típico caso em que as palavras embaralhadas refletem uma personalidade indefinida e sem rumo. A falta de assertividade da resposta evidencia uma crise de identidade e baixa autoestima. Pessoas assim são imprecisas ao se comunicar, porque andam perdidas com respeito às importantes decisões da vida.
A assertividade é a característica da fala de pessoas seguras e que estão convictas a respeito do que querem para si. Isso faz com que elas sejam precisas e até convincentes ao apresentar seu pensamento.
Pessoas que tiveram um encontro real com Jesus expressam sem medo e sem rodeios o que está dentro do coração. Transmitem com simplicidade a profundidade do evangelho de Cristo e, ao serem questionadas sobre sua fé, não titubeiam. Falam com precisão e lucidez.
Esse convencimento também é resultado de seguir a orientação do apóstolo Pedro: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm” (1 Pedro 3:15). Estudar as Escrituras e conhecer cada vez mais os temas da Palavra de Deus é o dever de cada cristão. Para cada fase da vida, existe uma escala de conhecimento bíblico adequada.
É por isso que a igreja dispõe de materiais, como as lições da Escola Sabatina, que apresentam conteúdos contextualizados para cada faixa etária. Além disso, há uma enormidade de outros materiais disponíveis para quem se interessa em saber mais sobre a Palavra de Deus e, assim, estar preparado para, com assertividade, falar sobre a esperança que mantém no coração. Com esse conhecimento maravilhoso transbordando na vida, as palavras fluem com entusiasmo e precisão ao expressar o amor de Deus para os outros.
É triste, porém, ver que algumas pessoas falam com tanta empolgação sobre filmes, jogos e esportes, mas se enrolam para defender as crenças e doutrinas da Bíblia. Resolva hoje conhecer mais a Palavra de Deus, e você entenderá seu papel na vida. Assim, ao abrir a boca para falar sobre sua fé, ninguém terá dúvida a respeito de suas convicções.