Samuel dirigia em alta velocidade. Ele estava em uma cidade universitária, longe de sua casa. Tinha ido participar de uma festa. Durante sua condução perigosa, de repente alguém gritou de dentro do carro: “Passamos o retorno! Era bem ali que você tinha que entrar!” O GPS apontava o retorno mais próximo a três quilômetros de distância. Samuel estava acostumado a fazer as coisas do seu jeito. Ao perceber que perdera o retorno, e incentivado pelos companheiros embriagados e intoxicados, resolveu “pegar um atalho”.
Ele já estava acostumado a agir de modo arriscado e a sempre dar jeitinhos. Fazia isso no trânsito, na faculdade e na vida como um todo. Seguindo sua tendência, Samuel resolveu atravessar o meio-fio passando com o carro por cima da calçada para chegar ao outro lado da rodovia. Ele tinha pressa.
No entanto, o rapaz não sabia que aquele trecho era considerado perigoso e que já havia provocado vários acidentes. No lugar de seu “retorno”, havia uma câmera monitorando o trânsito 24 horas por dia. Além disso, uma patrulha policial sempre rondava por ali. A aventura não terminou bem. Samuel recebeu uma multa. Para piorar, o veículo foi apreendido, pois estava com o documento atrasado. Se isso não fosse suficiente, Samuel dirigia sob o efeito de álcool e drogas naquele dia. Um erro atrás do outro.
Pense em sua vida. Em que circunstâncias você tem pegado atalhos ou caminhos mais fáceis? Em Provérbios 2:12 e 13, o sábio mostra que não é correto se desviar do caminho reto e se aventurar por lugares inseguros e de trevas. Às vezes, o barato sai caro, e o curto pode se tornar longo demais. Muitos caminhos nos levam para mais longe de onde estamos dispostos a ir.
Não se esqueça: atalhos encurtam a jornada, mas podem ser tortuosos e levar a destinos indesejados; eles propõem nos levar mais rapidamente, mas podem nos conduzir para onde não queremos. Em geral, atalhos não têm sinalização nem regras. Na vida espiritual, representam caminhos escuros e sem rumo.
Não compensa arriscar. Ande por caminhos retos! Avalie as escolhas que você tem tomado nos últimos tempos, e verifique os trajetos por onde tem seguido. Seja sábio, e não se deixe levar pelo que aparenta ser mais fácil.