A única coisa que ninguém pode tirar de nós é a atitude. O que é atitude? É um sentimento interno que se expressa no comportamento. A pessoa não diz uma palavra, mas sua atitude é notada. Mostramos atitude inclusive pela linguagem do corpo. Todas as nossas expressões corporais têm que ver com o que temos dentro de nós.
Atitude é uma escolha que pode nos erguer ou nos destruir. Minha atitude determina a minha altitude. Creio nisso de todo coração. Não é a inteligência ou a falta dela que faz alguém crescer ou desabar, mas a forma como reagimos às circunstâncias. O que me faz vencer ou perder não é o que acontece para mim, mas o que acontece em mim. Vivemos nos protegendo para que nada nos aconteça, mas, se acontece dentro de nós, o impacto é muito maior.
Às vezes encontro jovens sofrendo porque foram rejeitados pela família, perderam o namorado ou a namorada, fracassaram no trabalho ou tiveram algum revés na vida. Algumas dessas pessoas se tornam amargas e azedas por causa do que foge ao controle delas. O mais importante não é o que acontece conosco, mas o que acontece dentro de nós. Não podemos controlar as coisas que nos acontecem; só podemos controlar a nossa forma de pensar e agir a respeito delas.
A Bíblia está cheia de conselhos sobre atitude. Ela nos informa que Deus está interessado em mudar nossa maneira de pensar. E a lição mais importante que temos de aprender hoje é que a mesma atitude de Cristo deve ser a nossa!
Alguém me encontrou e disse: “Um amigo meu está assistindo à sua semana de oração e me disse que você mudou a vida dele.” Eu sorri e disse: “Não, eu não mudei a vida dele. Primeiro, porque não tenho como fazer isso. Segundo, porque não há nada que eu diga que possa mudar a vida das pessoas. Pode acreditar em mim.”
Ele perguntou: “Por que você diz isso?”
Respondi: “Há muitos outros jovens lá, e eles não mudaram. Seu amigo mudou porque escolheu ser mudado. Ele teve a atitude correta.”
O que acontece com você não é tão importante quanto o que o Senhor está realizando em você.