Em apenas dois meses disponível ao público, o ChatGPT registrava 100 milhões de usuários. Em meio a essa revolução que popularizou a inteligência artificial, o termo “autêntico” foi eleito a palavra do ano de 2023 pelo dicionário norte-americano Merriam-Webster. Hoje, diante de um texto ou de uma imagem que parecem perfeitos, muita gente se pergunta se aquilo é obra de neurônios digitais ou se de fato o material é autêntico.
Ainda valorizamos coisas e pessoas verdadeiramente autênticas. Assim, escolhemos Davi como representante de alguém com esta característica. Em toda sua trajetória é possível ver quem de fato ele é. A Bíblia nos mostra seus acertos e erros, suas alegrias e tristezas, suas vitórias e derrotas. Sempre é possível perceber o ser humano Davi. Ao enxergá-lo, vemos que ele se parece com a gente em meio à jornada da vida.
O homem segundo o coração de Deus era alguém autêntico. Ele foi ungido rei, mas voltou para o pasto, após a cerimônia, como se nada tivesse mudado. Preferiu usar as próprias armas para derrotar o gigante, pois sabia que a vitória viria do Senhor. Mesmo após a morte de seu amigo Jônatas, permaneceu leal a ele. Demonstrou gratidão a Deus ao separar ofertas para construir o templo. Todos esses foram pontos altos da vida de um homem que buscava ao Senhor.
O que dizer, porém, dos crimes de adultério, assassinato e ocultação de provas? Aqui se torna evidente a mesma natureza pecaminosa que nós temos. Ele não estava isento ao erro. Mas ao ser confrontado pelo profeta Natã, Davi simplesmente não dá desculpas. Ele diz: “Pequei contra o Senhor” (2Sm 12:13). E pede: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por Teu amor; por Tua grande compaixão apaga as minhas transgressões” (Sl 51:1).
Deus deseja jovens que, do fundo do coração, queiram fazer Sua vontade. E, quando caírem, se apresentem quebrantados diante Dele, dispostos a pedir perdão e recomeçar. Nada pode ser mais autêntico que isso. Davi era uma pessoa comum, com erros e acertos, mas não desistiu de caminhar com Deus até o fim. O Pai eterno deseja o mesmo de você.