“Eu não consigo me controlar diante de doces”, dizia a jovem para sua médica. Ela estava acima do peso e com problemas de saúde. A médica conversou com a moça por alguns minutos tentando convencê-la de que precisava parar de comer tantos doces e passar a se alimentar melhor.
O provérbio de hoje destaca a importância do autocontrole. O sábio compara o perigo de viver assim a uma cidade cujo muro de proteção está em ruínas ou, simplesmente, não existe. Nos tempos bíblicos, as cidades tinham grandes muros para dificultar a entrada dos inimigos.
Quando Neemias voltou a Jerusalém, encontrou grandes buracos nos muros da cidade. Ele mesmo relatou: “Era noite quando eu saí da cidade pelo Portão do Vale, no oeste, e fui para o sul, passando pela Fonte do Dragão, até o Portão do Lixo. Conforme andava, eu ia examinando as muralhas da cidade que haviam sido derrubadas e os portões que haviam sido destruídos pelo fogo” (Neemias 2:13, NTLH). Imediatamente, Neemias começou a obra de reconstrução do muro. Seria muito perigoso ficar sem aquela proteção.
Quando não conseguimos controlar nossos impulsos, estamos correndo sérios riscos de perder muitas bênçãos e até a vida. Pessoas que não se controlam diante da internet, por exemplo, perdem tempo precioso; quem não controla a sexualidade perde o respeito da sociedade; os que não se controlam diante da comida podem até perder a vida.
Ter autocontrole é muito importante; porém, ninguém o terá sem controle do alto. E o Agente divino responsável por isso é o Espírito Santo que “produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei” (Gálatas 5:22, 23, NTLH).
Apenas com a ajuda de Deus conseguiremos resistir às maiores e menores tentações da vida. Mas podemos ficar felizes, porque o Céu nos oferece ajuda do alto para que possamos ter o autocontrole necessário.