Depois que meu noivo e eu nos casamos, a Missão no norte das Filipinas nos empregou. Dirigindo os departamentos de saúde e temperança, fazíamos parte do planejamento anual de missões médicas e projetos evangelísticos. Uma dessas viagens médico-missionárias nos levou a um território tribal. Uma ex-colega havia retornado para sua tribo como enfermeira na área de saúde pública. Sua paixão por mudanças positivas na vida das pessoas foi o que a moveu a voltar para sua comunidade. A maior parte daquela comunidade ainda continuava como canibal, embora seus filhos estivessem na escola. A equipe médica de dois hospitais da igreja e a equipe missionária viajou até a comunidade tribal onde minha colega vivia. Um japonês, estudante de medicina residente, Itsuo, também estava no grupo. Minha amiga nos hospedou dentro da igrejinha de uma denominação local – o único lugar que tinha um vaso sanitário. As mulheres se apertaram em uma sala; e os homens, em outra. Ouvíamos, do lado de fora, o som de pessoas cortando gravetos. Isso nos assustou muito. Então o diretor médico foi hospitalizado com dor abdominal. Todos tivemos a impressão de que as pessoas do local se preparavam para nos matar. Nós nos ajoelhamos e começamos a orar, tendo em mente que os moradores do local eram canibais!
Às duas horas da madrugada, eles nos trouxeram uma mulher em trabalho de parto difícil. Itsuo, uma enfermeira e eu a deitamos sobre uma mesa. Itsuo avaliava a posição do feto quando notamos que ele estava na posição invertida. Preparamos todos os instrumentos disponíveis para o parto, crendo no auxílio de Deus enquanto nos dávamos as mãos e orávamos suplicando Sua intervenção. Uma hora depois, o bebê nascia, sem complicações. Exausta, mas animada e feliz, a mulher deu ao menino o nome de Itsuo. A notícia se espalhou muito rapidamente pela vila, trazendo para nós a simpatia do povo local.
Grande é o baluarte de Deus por meio da oração. Ele é nosso Refúgio e Fortaleza. Ele nos tornou amigos de ex-inimigos. Nosso apego ao sustentáculo de Deus trouxe pessoas à unidade com os mensageiros do evangelho de Cristo. Permaneça hoje nesse baluarte e experimente o poder de Deus em sua vida.
Edna Bacate-Domingo