Terça-feira
04 de junho
BASTIDORES
E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.” Daniel 10:12

Muitas produções cinematográficas oferecem aos espectadores a possibilidade de conhecer os bastidores das filmagens e assistir à produção com os comentários do diretor ou roteirista. Acho isso incrível. Quantas vezes, na vida, não gostaríamos de ouvir os comentários do Diretor ao mesmo tempo que as coisas acontecem? Somente dessa forma poderíamos entender os motivos para a entrevista de emprego cair no sábado. Saberíamos há mais tempo que estávamos sendo traídos pela pessoa amada. Veríamos a mágoa que nossas palavras impensadas trouxeram a pessoas queridas. Quanta coisa faria sentido. 

Um dia, Daniel fez uma oração que demorou a receber resposta. O silêncio do Céu parecia denunciar uma espécie de indiferença divina. O que Daniel talvez não soubesse é que, desde a primeira linha de sua oração, suas palavras haviam sido ouvidas. O mensageiro veio mostrar o que acontecia nos bastidores celestiais. 

Por que a solução demorou tanto dessa vez? A resposta está no verso seguinte. O anjo disse: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda” (Dn 10:13). Alguns entendem que o príncipe aqui é o próprio diabo, mas é provável que a referência seja ao governante daquele tempo, Ciro. O anjo do Senhor estaria lutando com o rei para que seu veredicto fosse favorável ao povo de Israel. A resistência desse príncipe, provocada pela influência do mal, nos dá uma visão do grande conflito. Deus respeita o livre-arbítrio humano e também dá tempo para que o mal revele seus métodos. 

Mas, nessa hora, aparece Miguel. Esse é um dos nomes poéticos de Jesus. Ele venceu nesse capítulo da história e pode vencer nos capítulos que Lhe oferecermos também. Se você vive seus 21 dias de silêncio, não desanime. Se pudesse ouvir o que andam dizendo nos bastidores do Céu, ouviria Deus falar: “Espere um pouco, filho. Vamos vencer esta luta. Você é muito amado!” Continue ao lado de quem nunca perdeu uma batalha.