Segunda-feira
31 de dezembro
Beleza nas imperfeições
Ele mostrou a você [...] o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miqueias 6:8

Hoje à noite, maravilhada, contemplo pela última vez a mais bela árvore de Natal que já ornamentei. Amanhã, sendo o dia de ano-novo, vou removê-la. Até agora, minhas árvores de Natal haviam sido pinheiros comuns, mas neste ano encontrei um preço ótimo por uma árvore nobre, mais cara. Escolhi uma linda (ou assim a considerei no momento), com muitos ramos.

Empurrei, puxei, arrastei e ajustei. Serrei o grosso tronco outra vez. Por que uma idosa aposentada compraria uma árvore de verdade, sem falar em se recusar a pedir ajuda para colocá-la em pé? Vamos lá, aqui é o Oregon, onde as viçosas árvores perenes salpicam o interior do estado – uma árvore artificial está fora de questão! No entanto, foi só depois de acomodar a árvore no seu suporte que notei o que eu chamo de escoliose.

Que fazer então? A árvore, obviamente, pendia para um lado! Eu precisaria, com certeza, usar meu recurso da originalidade para criar algo que cobrisse o defeito. Nesse sentido, usei uma grande fita dourada com um enorme laço para cobrir o lugar e cair em cascata pela frente da árvore. Também coloquei bolas prateadas presas com laços feitos com fitas recicladas, douradas. Luzes brancas. Os toques finais foram flocos de neve de plástico, da loja de 1,99.

Àquela altura, comecei a ver uma árvore excepcional, mas foi somente quando acendi as luzes, ao anoitecer, que vi a árvore com uma beleza igual a daquelas profissionais, em revistas femininas. É desnecessário dizer que as visitas se maravilhavam diante de sua beleza.

Não somos nós, seres humanos, muito parecidos com essa árvore? Todas temos imperfeições, visíveis e invisíveis. Jesus, porém, escolheu homens comuns para serem Seus apóstolos. Ele Se misturava com o povo simples e usava qualquer um para o Seu reino, com imperfeições e tudo. Deus é capaz de fazer algo belo com cada uma de nós.

As imperfeições impedem você de se tornar tudo o que você pode ser no reino de Deus? Em vez daquilo que você não tem, concentre-se em maneiras de usar os dons que você tem.

Enquanto o novo ano se abre diante de nós, por que não trocar suas inseguranças por um audacioso passo de fé?

Eunice Porter