Alguns jornais e revistas têm uma seção com o ranking dos livros mais vendidos em diferentes gêneros literários. O objetivo é ajudar o leitor a escolher a próxima leitura a partir de uma seleção de obras que supostamente possuem algo especial que desperta o interesse de inúmeras pessoas.
O pesquisador e tradutor Carlos Leite destaca que o livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, é considerado o mais vendido de todos os tempos, com aproximadamente 500 milhões de cópias vendidas. Contudo, ele faz uma menção honrosa à Bíblia, justamente por ela não estar na mesma categoria que os demais livros, ocupando outro patamar. A Bíblia já foi traduzida para mais de 2.400 línguas, e já foram impressos, aproximadamente, 6 bilhões de exemplares.
Ano após ano, a Bíblia tem sido o livro mais vendido e lido em todo o mundo, porque é um livro sempre atual. Suas páginas contêm histórias de romance, aventura, ação, suspense e drama. Também encontramos personagens encantadores que se parecem conosco. Seu enredo é tão vivo que, às vezes, temos a sensação de que é a nossa história que está sendo contada para nós mesmos. A possibilidade de sabermos o final da história nos dá a chance de decidir melhor nossa própria vida.
Além de ter influenciado a formação de bilhões de pessoas em todo o mundo, por meio de suas histórias fascinantes, e de ser a revelação do próprio Deus, a Bíblia tem uma característica que a torna imbatível: seu poder transformador. Ela apresenta o ser humano em sua forma real, cheio de erros, perdido, machucado, separado de Deus. Por outro lado, mostra a solução: Cristo, que busca, encontra, perdoa e cura o ser humano para salvá-lo.
Seus primeiros livros foram escritos há mais de 3 mil anos. Apesar disso, ela não envelhece, porque é viva. Ela é mais que uma obra merecedora de recomendação, é a Palavra de Deus, lida por bilhões de pessoas. Neste ano, vamos embarcar em suas histórias, conhecer seus personagens e descobrir esse poder capaz de transformar vidas.