Se você já andou pelos campos certamente já viu, dependuradas em cercas ou galhos, pequenas cestinhas de cerca de sete centímetros, tecidas com seda cinzenta e entremeadas com pedacinhos de madeira. Lembro-me de ter visto o meu filho recolher algumas, pois sabia que era o casulo de uma espécie de mariposa, a oiketicus kirbyi. Em casa, no terrário, esperava o surgimento dela. Mas o bicho morria e nossa curiosidade não era satisfeita.
Acontece que nunca conseguimos o casulo de um macho, pois só ele consegue sair. A fêmea tem uma história diferente. Ela não desenvolve asas, pernas, antenas nem peças bucais. Ao passo que o macho dessa mariposa evolui, a fêmea fica na metade do caminho. Atinge a fase de crisálida, mas tudo o que consegue fazer é pôr ovos. Ela morre dentro da cesta sem ver a luz do dia, logo depois de ser fecundada pelo macho.
Parar na metade do caminho. Começar a leitura de um livro e não concluir. Iniciar um projeto com muito entusiasmo e perder o ânimo para concluí-lo. Iniciar o ano escolar com determinação e desanimar depois. Há muitas pessoas que não conseguem terminar o que começam. O desânimo, a preguiça, a falta de estímulo, a doença e tantos outros motivos levam as pessoas a abandonarem seus alvos pessoais.
A Bíblia diz que Deus completará a boa obra que foi iniciada em nossa vida. Quando aceitamos a Jesus, a graça de Deus começa a nos transformar. Dá-nos capacidade de viver e a certeza de que não ficaremos no meio do caminho, sem asa, como a mutilada mariposa oiketicus.
Deus irá completar o trabalho que Ele mesmo iniciou em sua vida. É só deixar. Nunca tente tomar as rédeas dessa operação. E conte com Jesus para ajudá-lo também a concluir suas tarefas pessoais, seus projetos de vida. Convide-O a estar com você em seus estudos, em seu trabalho, em suas amizades e em suas brincadeiras. Com Jesus, sua vida nunca repetirá a história do bicho de cesto. Com Ele você não fica na metade do caminho.