Nosso Clube de Desbravadores estava acampado em um pedaço de mata amazônica a cerca de 30 quilômetros de Manaus. Em um daqueles dias encontramos uma enorme preguiça “nadando” no chão. Se ao escalar uma árvore ela não consegue fazer mais do que 1,6 km/h, imagine-a arrastando o corpanzil desajeitado na terra. Resolvemos dar uma carona à peluda e levá-la para conhecer a turma. Depois, nós a soltamos próximo a uma umbaúba.
A umbaúba tem as folhas e os frutos que a preguiça gosta de comer. Subindo em câmara lenta, um braço após o outro, ela escalou a planta mais rápido do que imaginávamos que o faria. Logo a perdemos de vista. Raramente a preguiça desce de sua árvore. A água que ela bebe é o orvalho que fica sobre as folhas. Tranquila, passa 14 horas do dia dormindo ao seu modo: dependurada nos galhos. A lentidão da preguiça é sua defesa, pois quanto mais lentos forem seus movimentos, menos ela chama a atenção dos predadores. Mas o que uma preguiça pode fazer contra uma onça, um gavião ou um homem?
Por ser totalmente indefesa, sua única saída é a prevenção. Para despistar os inimigos ela permite que uma espécie de barata, duas de carrapatos, três de traças e uma alga minúscula habitem em sua grossa pelagem. Por vezes, colônias de até 100 mariposas-preguiça se aninham em seu pelo. Essa bicharada e a alga formam um tecido amarelo-esverdeado que confunde os predadores. Além disso, sua temperatura apresenta variações que também ajudam. Quando o tempo esfria, seu organismo se adapta ao clima e ela come e se movimenta menos. Predadores que se guiam pelo calor do corpo da vítima têm menos chances com a preguiça, pois com a temperatura baixa ela é menos percebida.
A cara da preguiça não revela nenhum tipo de estresse. Mesmo acuada, fica olhando, como se nada estivesse acontecendo. Quem vê cara não vê coração, diz um provérbio, mas como seria bom se tivéssemos um pouco da tranquila confiança desse bicho. Temos um Deus maravilhoso, que pode todas as coisas. E é este Deus quem diz: confie em Mim. Eu quero salvar você e farei tudo o que for necessário para isso. A entrega total só acontece quando confiamos a vida, o presente e o futuro às mãos Dele.