A biguatinga tem quase um metro de envergadura e vive pescando em grandes rios como o Amazonas e o Araguaia, no Mato Grosso. É comum, nesses rios, vê-los decolar da água como um hidroavião, batendo as asas molhadas até ganhar impulso e voar. Conhecido também como mergulhão, é um excelente pescador, ágil em fugas. Ou sai voando ou mergulha, sumindo e aparecendo mais à frente, deixando surgir apenas o bico até a linha dos olhos.
A versão marinha da biguatinga se chama biguá, apelidado de corvo-marinho.
É um pescador implacável, e se acontece de encontrar um cardume de peixes em um cercado, ele tanto pesca pra comer, como também mata e despedaça. Não é hábil em fugas como a biguatinga, mas sabe mergulhar muito bem.
As aves marinhas normalmente pescam na superfície do mar. O biguá, porém, topa outros desafios. Ele é um grande mergulhador e não se contenta com peixes que nadam na superfície. Vê o peixe do alto e afunda no mar para agarrá-lo, fazendo zigue-zagues como um cão à procura da caça. Nem sempre o biguá consegue fisgar o almoço, mas ele não desiste até alcançar seu ideal.
Às vezes somos tentados a preferir as coisas mais fáceis. O curso mais fácil, a profissão mais cômoda, o projeto mais fácil e o caminho sem ladeiras. Salomão disse que “o dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais” (Provérbios 13:11). A turma especialista em “colar” na escola inventa artifícios para furtar o conhecimento alheio, em vez de usar a inteligência para estudar. Ganha a nota, mas não consegue acumular o conhecimento necessário para o futuro. É obrigada a colar sempre. O desejo de levar a vida no grito, na facilidade, só traz prejuízos.
Daniel e seus companheiros não se contentaram com as facilidades da corte de Babilônia. Preferiram seguir o plano de Deus. E o resultado é o que está descrito no verso de hoje. Não havia jovens mais sábios do que eles em Babilônia.
Evite a lei do menor esforço. A princípio parece coisa de gente esperta, mas depois que o tempo passa, dá pra ver que nada se ganha com isso.