Terça-feira
01 de março
Boas amizades
Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Provérbios 18:24

A vida é também uma coleção de amizades. Sonhos e conquistas não têm sentido se não tivermos com quem compartilhá-los. Os amigos de verdade se alegram com nossas vitórias. Faz bem receber o reconhecimento deles. Você visita um lugar legal, tira fotos bonitas e posta nas redes sociais. Qual é a expectativa? Em geral, quem faz isso espera que os amigos curtam ou escrevam algum comentário. Se as pessoas que amamos não se importam com as coisas que realizamos, parece que as conquistas perdem o brilho.

Embora o verso de hoje chame atenção para o perigo de se ter muitos amigos, a passagem afirma que há amizades que valem a pena. Como saber? Como identificar os verdadeiros amigos? A primeira coisa a fazer é escolher o melhor e principal amigo, e não há dúvida de que essa pessoa é Jesus. Em seguida, o círculo familiar pode ser um bom lugar para amizades duradouras e confidenciais. Em geral, quem mais deseja nosso bem são nossos pais, irmãos, cônjuges e filhos.

Depois disso devemos criar um critério simples para escolher as demais amizades. O candidato a amigo tem potencial de me aproximar mais Daquele que é o melhor de todos os amigos? Essa amizade vai me ajudar a ser mais fiel e a fazer a vontade de Deus? Amizade que nos leva para longe de Deus e para a destruição não é verdadeira; é fracasso disfarçado de coisa boa. Muitas vezes deixamos Jesus e vamos atrás das aventuras arriscadas, abraçados a pedras de tropeço que chamamos de amigos.

Fique atento! O inimigo também tem interesse em nos oferecer amizades ruins. Pessoas que incentivam os vícios, a promiscuidade e a desonestidade são armas do inimigo em nosso caminho. Devemos ser prudentes. Mantenha relacionamentos saudáveis com todos. Ame sua família e identifique as bênçãos em forma de pessoas que Deus coloca em seu caminho. Valorize quem o aproxima de Jesus e fuja de amizades falsas.