Domingo
16 de setembro
Bondade
Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados! Provérbios 14:21

Havíamos passado as últimas quatro semanas arrecadando produtos de higiene e alimentos. Os jovens da igreja estavam empolgados com o trabalho que fariam naquela tarde. Algumas semanas antes, tínhamos recebido uma ligação nos informando que havia um asilo na cidade precisando de ajuda. Quase 50 idosos moravam lá, a maioria abandonada pelos familiares.

Juntamos o máximo possível de produtos, convidamos o grupo musical dos jovens e partimos para aquela ação que faria muito bem aos moradores do asilo. Sem dúvida, eles foram beneficiados. Além de sorrirem e conversarem, eles nos contaram sua história de vida e ouviram muitas músicas que falavam de Deus. Também li a Bíblia com eles e falei sobre o amor de Cristo.

Entretanto, não foram apenas aquelas pessoas que se beneficiaram com a ação. Nós também fomos muito beneficiados. Saímos de lá com muita felicidade no coração. A sensação de ajudar alguém é uma das mais gostosas que podemos sentir.

Infelizmente, não temos condições de ajudar todas as pessoas que sofrem no planeta. A pobreza e o sofrimento são efeitos do pecado que só acabarão com a volta de Jesus. No entanto, podemos aliviar o sofrimento daqueles que estão perto de nós.

Muitas pessoas precisam de comida, agasalho, ajudas materiais diversas ou simplesmente um pouco de atenção. O provérbio de hoje nos incentiva a tratarmos com bondade as pessoas que necessitam. Passar pela rua e jogar um pedaço de pão ou uma moeda para alguém não é exatamente tratar a pessoa como Deus espera. Deveríamos olhar nos olhos, perguntar o nome; enfim, mostrar interesse pelas pessoas.

Jesus fez isso conosco. Ele não lançou as bênçãos do Céu para a Terra, mas desceu aqui, identificou-Se conosco, comeu nossa comida e chorou nossas lágrimas. Ele é o maior exemplo de bondade do Universo.

Na próxima vez que você tiver oportunidade, ajude alguém, mas não se esqueça de que, muitas vezes, as maiores necessidades das pessoas são emocionais e espirituais. Faça como Jesus: seja bondoso com todos e ajude a melhorar o mundo de alguém.