Sábado
10 de agosto
Bonsai
Com Deus conquistaremos a vitória. Salmo 60:12

Você já deve ter visto, em algum lugar, aquelas árvores do tamanho de uma garrafa de refrigerante ou até menores, com jeito de plantas antigas. Para ficar com essa aparência, são submetidas à técnica do bonsai. Sua origem remonta à época em que tribos nômades se viam obrigadas a transportar plantas medicinais de grande porte enquanto viajavam. Elas desenvolveram a técnica de cultivo em pequenos caqueiros e vasos.

Depois, os chineses começaram a fazer isso para decorar o interior de suas casas e, finalmente, os japoneses também. Assim surgiu o bonsai. Não há árvore que resista às limitações impostas por ele. Com as técnicas dessa arte, até mesmo a sequoia gigante se transforma em quase nada. O bonsai não produz uma árvore defeituosa, e sim uma miniatura em tudo semelhante a uma planta de tamanho normal. O objetivo é produzir uma árvore anã, com a aparência da envelhecida naturalmente. Os passos para cultivar um bonsai incluem a redução da área de desenvolvimento das raízes. Galhos e raízes são podados constantemente. É um trabalho que exige paciente determinação, pois são necessários mais de dez anos para cultivar um bonsai perfeito.

Apesar da beleza e do efeito estético que o bonsai confere ao ambiente, essas pequenas árvores levam consigo a marca do atrofiamento. O bonsai pode ser perfeito, mas as árvores que ficaram com seus troncos retorcidos e seu tamanho diminuído são quase perfeitas.

Geralmente, o bonsai é uma peça decorativa apenas. Como árvore, não provê sombra nem madeira. Muitas pessoas também são assim. Perderam a sua utilidade. Há jovens com um potencial enorme, mas que nenhum bem oferecem à humanidade. Eles enterraram seus talentos, ou os destruíram usando drogas e bebidas alcoólicas.

Você não é obrigado a ganhar um Prêmio Nobel, mas, com certeza, o nosso Pai do Céu deseja fazer grandes coisas por seu intermédio. A Bíblia usa a palavra “proeza” para dizer o que podemos realizar ao lado de Deus. Proeza significa uma ação de valor ou uma façanha, algo muito especial. Não há limites para uma pessoa que faz a vontade de Deus e que se une a Ele na realização de seus ideais. Com Jesus você nunca será uma planta de jarro.