A história virou manchete nas principais revistas do país. Bel estava cansada das traições do marido. Sentindo-se ferida e humilhada, planejou a vingança. Como haviam ficado juntos por 30 anos, ela teria 30 casos com homens de todos os tipos: jovens e velhos, casados ou solteiros.
Após executar sua vingança, a amarga mulher escreveu um livro e iniciou um blog para partilhar suas experiências e convicções: Vingar-se, sim. Perdoar, nunca. E é curioso o número de mulheres que a procuraram em busca de aconselhamento. Não é irônico que tudo aquilo que Bel reprovara no marido, ela tenha decidido fazer de forma premeditada, igualando-se ao cônjuge infiel ou talvez rebaixando-se ainda mais?
O que Bel esperava alcançar? A paz de espírito? Ou o doce sabor da vingança inicial que compromete o equilíbrio emocional depois?
Não é esse o modelo bíblico. A história da inimizade de Saul contra Davi é conhecida. Em uma das perseguições, Saul escolheu 3 mil homens, entre todo o Israel e foi atrás de Davi. Com apenas 600 homens, Davi estava em uma caverna isolada aguardando a direção de Deus.
Saul subiu as montanhas e, desviando-se para um lado, entrou, sozinho, na mesma caverna em que Davi e seu grupo estavam. Quando os homens de Davi viram aquilo, quiseram matar Saul, pois viam que Deus o entregara em suas mãos. Davi foi tentado a concordar, mas a voz da consciência lhe falou para não tocar no ungido do Senhor.
Discretamente, Davi cortou a orla do manto do rei, mas se sentiu mal por isso.
Saul saiu da caverna para continuar suas buscas, quando ouviu a voz de Davi pronunciando as palavras do verso de hoje. Depois, o escolhido de Deus apelou ao rei que repensasse sua perseguição sem motivo.
O rei sentiu-se humilhado. Ficou abalado pelo risco que havia corrido. Depois chorou e reconheceu que Davi era mais justo do que ele, por ter tratado bem quem o tratara mal.
Apenas pessoas de coração guiado pelo Espírito Santo sentem-se seguras para “colocar brasas sobre a cabeça” (Rm 12:20) de quem lhes faz mal. Hoje, faça uma análise sincera de sua vida e de suas atitudes. Você é esse tipo de pessoa?