Quarta-feira
18 de setembro
BRILHO
Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor. Êxodo 34:29

Você já deve ter lido a história do dia em que Moisés subiu ao monte para se encontrar com Deus e desceu de lá com a face brilhando. Um tempo atrás, fui procurar esse texto na Bíblia e descobri que a história era mais interessante do que eu imaginava. O brilho no rosto de Moisés foi mais do que o resultado de um encontro com Deus. Era o símbolo de uma jornada de intimidade com Ele. 

Em Êxodo 19:3 a 7 está escrito que Moisés subiu o monte, mas nada aconteceu. Sua face não brilhou. Os versos 8 a 14 revelam que ele subiu outra vez, desceu, e nada de a face brilhar. Os versos 20 a 25 dizem que ele subiu pela terceira vez o mesmo monte, e dessa vez nada mudou. Um capítulo adiante, Êxodo 20, traz o relato de mais um encontro de Moisés com Deus, mas, mesmo que leia até o capítulo 23, você não encontrará nenhum raio de luz vindo do rosto de Moisés, e aquele já era seu quarto encontro com o Senhor. Alguma coisa mudou em sua experiência para que um dia, após se encontrar com Deus, tivesse sua face brilhando. Precisamos conhecer o segredo dessa mudança. 

A Bíblia conta a história de outros três encontros entre Moisés e Deus, mas apenas no sétimo o milagre aconteceu (Êx 34:4-29). Ao descer do monte, o ex-príncipe do Egito nem percebeu que seu rosto brilhava por haver estado com o Senhor. O milagre da face é tão somente um símbolo dos milagres ocorridos no coração. Moisés se tornou um homem mais parecido com Deus. 

Um detalhe que poucos percebem é que diante do arbusto em chamas, no dia de seu chamado, o antigo Moisés “cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus” (Êx 3:6). Tempos depois, Moisés era aquele que rogava: “Peço-Te que me mostres a Tua glória” (Êx 33:18). Que mudança! Moisés passou a brilhar diante dos homens, pois tivera um encontro pessoal com Deus, que passou a brilhar em seu coração. Isso ilustra uma grande verdade: os relacionamentos que temos na Terra são um reflexo do relacionamento que possuímos com o Céu. Iluminamos o mundo com a luz que recebemos do Alto. 

Que você viva hoje seu sétimo encontro com Deus. Saia da presença Dele com o rosto e a vida iluminados.