Segunda-feira
01 de janeiro
Bússola
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Provérbios 1:1

Você já fez uma trilha na mata? Eu tive a oportunidade de fazer uma na Floresta Amazônica. Foi emocionante ouvir o som dos pássaros, macacos e outros animais que não consegui identificar. Estava perto do pôr do sol e, por segurança, tínhamos uma bússola para nos guiar pelo caminho certo. Como se orienta pelos polos magnéticos da Terra, esse instrumento nunca se perde e, para quem sabe manuseá-lo, sempre haverá a indicação da direção certa.

Há muito, muito tempo, antes do GPS, quando alguém fazia uma caminhada em meio à natureza ou navegava no oceano, era necessário ter uma bússola para não se perder e chegar ao destino da maneira mais rápida e segura. Portanto, todo viajante esperto carregava consigo esse instrumento de orientação.

Estamos em uma viagem rumo à eternidade e navegamos por um mar turbulento de tentações e ciladas do inimigo de Deus. Se não tivermos uma bússola espiritual nos guiando pelo caminho correto, correremos o risco de nos perder e acabaremos mortos pelas ondas do pecado. O livro de Provérbios, que será nosso objeto de meditação ao longo deste ano, é como uma bússola espiritual.

Embora o versículo de hoje atribua a autoria do livro a Salomão, isso não indica que ele tenha escrito todos os provérbios, e sim que foi o autor principal e organizador dessas pérolas de sabedoria. Em uma espécie de introdução, Salomão apresenta os benefícios àqueles que se dedicarem a estudar e viver os provérbios: “Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar” (Provérbios 1:2-6, NTLH).

Em outras palavras, se você der atenção aos conselhos contidos em Provérbios, passará por um minucioso processo de educação espiritual. Com a sabedoria de Deus contida nos escritos sagrados, ao longo deste ano, você terá uma bússola que o levará pelos caminhos certos e, finalmente, encontrará o destino final: a eternidade. E então? Pronto para a viagem?