“B-ré-ré-ré-ré”… Tenho certeza de que você já ouviu o som que essas letras tentam identificar: o grito de guerra do pica-pau. Na concepção dos quadrinhos trata-se de um pássaro teimoso, e quem se atreve a incomodá-lo paga caro a insolência, pois ele não sai mais do pé. O criador do pica-pau em quadrinhos se inspirou na anatomia do bicho real: a caixa craniana do pica-pau é extremamente dura por causa do reforço especial que o ajuda a suportar as reações das pancadas que desfere na madeira. O pica-pau tem bico forte e reto, que funciona como uma furadeira na função de martelar.
À caça de larvas de besouros que vivem nos troncos das árvores, o pica-pau primeiro escuta. Localiza as larvas pelo barulho que fazem enquanto roem a madeira. Depois é só bater na casca do tronco para localizar a parte oca e martelar onde o som é vazio. São 30 a 40 bicadas por segundo. A língua grande se encarrega de pescar o almoço: larva espetada em língua de pica-pau. Mas o cardápio pode variar: o ornitólogo Helmut Sicks diz que retirou 2.093 formigas da moela de um pica-pau e 1.489 cupins de outro.
A língua do pica-pau é cinco vezes maior que o bico. É tão grande que ao ser recolhida passa por baixo da nuca, faz a volta por trás da cabeça em sentido vertical e termina na testa. Além de afiada, é pegajosa como visgo. O pica-pau voa com mergulhos curtos e asas fechadas. Anda no chão aos pulos e sobe nas árvores pulando, agarrado ao tronco na vertical, tanto para a frente, como de ré. Além de detonar as árvores com suas bicadas, sabe-se até de paredes de tijolos que ganharam buracos de cinto a sete centímetros de diâmetro.
Ter “cabeça dura” nem sempre é um bom negócio. Pelo menos em nosso caso. A liberdade sem responsabilidade tão festejada hoje em dia pode ser apenas um sinal de teimosia, de gente que não escuta o que Deus tem a dizer. Esteja pronto para ouvir o que seus pais e Deus têm a lhe falar. Por outro lado, uma hora dessas você encontrará alguém que o classificará como um cabeça-dura, por não negar ao Senhor. Mas aí o problema já não é mais seu e sim de Jesus. Deixe isso com Ele.