Segunda-feira
12 de junho
Cabelos
Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Mateus 10:30

Você sabe mais ou menos quantos fios de cabelo tem na cabeça? Pergunta difícil, não é? Pois bem, a quantidade aproximada está relacionada à sua idade.

Quem não é calvo e tem entre 20 e 30 anos, pode possuir, em média, 615 fios por centímetro quadrado no couro cabeludo, o que daria, mais ou menos, 150 mil fios de cabelo. Com o passar do tempo, essa média tende a cair (posso dizer por experiência própria). Segundo algumas teorias, dos 30 aos 50 anos, por exemplo, a cabeça sustentaria cerca de 485 fios por centímetro quadrado. Não quero desanimar você, mas as coisas só pioram com a idade, nesse sentido.

Esses números nada precisos são atribuídos por estimativa e com base em suposições. A realidade é que é impossível contar quantos fios há na cabeça de uma pessoa. Pode tentar. Você vai perceber que realmente não dá.

Jesus usou esse exemplo para revelar o poder e onisciência de Deus e, ao mesmo tempo, mostrar como o Pai nos conhece. Ele sabe de todas as nossas necessidades, e nada lhe passa despercebido.

Saber disso é revolucionário. Em vez de vivermos ansiosos em busca de sermos compreendidos e loucamente tentando solucionar sozinhos nossos problemas, podemos confiar na verdade de que Deus sabe de tudo sobre nós e que, em seu amor infinito, providenciará, no tempo certo, o que precisamos.

Essa verdade está presente em toda a Bíblia. O salmista diz, por exemplo: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará” (Salmo 37:5, ARA); “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Salmo 40:1). O apóstolo Paulo confirma a onisciência divina e reforça em nós a certeza do amor e cuidado divinos: “E Deus […] vê o que está dentro do coração. […] O que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! […] Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus” (Romanos 8:27, 31, 37).

Diante dessas promessas tão lindas, para que ficar perdendo os cabelos com as preocupações da vida (ou com o medo de perder os cabelos no futuro)? Se Deus sabe quantos fios há na sua cabeça, Ele conhece suas necessidades. Por isso, entregue suas preocupações todas a Deus. Ele cuida de você.