Quarta-feira
28 de junho
Caiu a ficha?
Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Mateus 13:4

“Professor, ‘caiu a ficha’.” Era isso que, às vezes, eu ouvia quando um aluno entendia um conceito que eu tinha acabado de explicar. Porém, você sabe a origem da expressão “caiu a ficha”? Para entendermos, precisamos voltar à década de 90, quando, para fazer ligações de telefones públicos, as pessoas tinham que inserir fichas metálicas nos famosos “orelhões”. Se a ficha caísse, era possível falar “incríveis” três minutos. Porém, se ela ficasse presa por algum motivo, nada de ligação. Defeitos em orelhões eram o principal motivo de as fichas não caírem.

Jesus comparou o fato de a “ficha” do evangelho não cair para algumas pessoas com sementes jogadas à beira do caminho. Com essa ilustração, o Senhor ensinou que, dependendo de como está o solo do coração, a mensagem do evangelho pode não ser compreendida. O solo duro da beira do caminho não permite que a semente entre e, assim, ela fica exposta e não pode germinar, e os pássaros a comem. Isso acontece com gente que se endurece para a Palavra de Deus. Quando Jesus lança suas sementes de amor, é preciso que o coração amoleça e permita que a mensagem da salvação germine. Assim, a “ficha cai”, e a pessoa entende e pratica os ensinos da Palavra de Deus.

Em alguns orelhões, às vezes, a ficha até caía, mas a ligação não completava, porque as ranhuras da ficha não encaixavam com a estrutura interna do aparelho. Nesse caso, a ficha passava direto e era devolvida. Assim também acontece com as pessoas para quais os conselhos divinos “entram por um ouvido e saem pelo outro”. Elas não “percebem sua necessidade pessoal do evangelho. Não prestam atenção, não compreendem (v. 19).

Entupindo a mente com o que não vale a pena (como filmes impróprios, games violentos) e achando que é melhor perder tempo com as propostas ilusórias de prazer do mundo, muita gente endurece o solo do coração para Deus e permite que os passarinhos do pecado levem embora sua única chance de salvação.

A melhor coisa que pode acontecer é entender e praticar os ensinos divinos. Por isso, permita hoje que Jesus prepare o solo de seu coração para que a semente da salvação germine. Assim, a Palavra de Deus vai brotar e crescer em sua vida. E aí, “caiu a ficha”?