Sexta-feira
28 de fevereiro
Caminhando sobre as águas
Alta madrugada, Jesus dirigiu-Se a eles, andando sobre o mar. Mateus 14:25

Admiro muito as pessoas que têm a capacidade de mudar um ambiente, trazendo uma pitada de humor e quebrando o estresse do dia a dia. Às vezes, naqueles dias em que parece que tudo está dando errado, em que as pessoas estão tensas e nervosas, alguém com esse perfil chega e “quebra o gelo”. Pode ser com uma história engraçada, com uma brincadeira, ou criando algum tipo de situação agradável.

Não sou esse tipo de pessoa. É mais fácil eu ser envolvida com o estresse do ambiente. Creio que por essa razão admiro tanto essas pessoas especiais.

Certo dia, em meus momentos matinais com Deus, comecei a olhar por outra perspectiva a história de Jesus andando sobre as águas. Comecei a pensar: Quando Jesus resolveu caminhar sobre as águas, Ele sabia que isso representaria um susto para os discípulos. Jesus sabia que eles gritariam de medo do “fantasma”. Mas mesmo assim o Mestre foi encontrá-los dessa maneira.

Gosto de imaginar que Jesus usou Seu senso de humor. E arrisco dizer que Ele Se divertiu com essa história. Claro que esse evento trouxe várias lições tanto para os discípulos quanto para nós hoje.

Ensinou a Pedro, e aos outros também, dependência e confiança. Mostrou a autoridade de Jesus sobre a natureza; além de outras coisas que essa história nos ensina. Ele poderia ter escolhido tantos outros meios de ensinar. Por que escolheu andar sobre as águas? Quando chegarmos ao Céu, vou perguntar a Jesus sobre esse episódio.

Não tenho dúvidas de que Jesus era uma pessoa bem-humorada. Às vezes fico imaginando um homem de semblante sério, pensando constantemente no peso de Sua missão, mas essa imagem não é real. Jesus ia a festas, preparava alimento para Seus amigos, dormia tranquilamente no embalo das ondas e colocava no colo crianças, que normalmente são inquietas.

É impossível não concluir que Alguém que criou a girafa com pescoço tão comprido, o elefante com uma tromba engraçada, e tantos outros animais curiosos, não tenha senso de humor. E ainda dotou os animais com bom humor, pois eles aprontam cada uma!

Então, quando você se sentir desanimada, estressada, em dias “pesados”, desenhe em sua mente a imagem de Jesus caminhando sobre as águas e causando um enorme susto aos discípulos. Você poderá dar boas risadas, e isso tornará seu dia mais leve.

Lara Fabiana Carvalho Back