Quarta-feira
15 de agosto
Caminho seguro
O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão. Provérbios 13:1, ARA

“Se você não parar de jogar bola dentro de casa, vai acabar quebrando alguma coisa”, disse a mãe, alertando o filho sobre os vasos de porcelana. O menino pensou em dar apenas mais um chute na bola e parar. Porém, ele acertou o vaso preferido da mãe, deixando-o espatifado no chão. O restante da história envolve um castigo merecido para o garoto desobediente.

Em geral, quando as mães advertem os filhos a respeito de algum perigo e não são ouvidas, acontece exatamente o que elas falaram. É impressionante! Isso vale para tudo: nos esportes, nas relações de amizade, nos relacionamentos amorosos, nas saídas com os amigos; enfim, em todas as outras áreas em que as mães se pronunciam. Parece até profecia de profeta verdadeiro: sempre se cumpre.

Quando somos jovens, achamos que sabemos de tudo e, por isso, temos a tendência de desprezar o que nossos pais dizem. O provérbio de hoje é bem enfático ao advertir contra isso. Quem ouve a instrução dos pais é considerado sábio. O contrário é verdade.

Deus considera esse assunto tão importante que escreveu um mandamento especial para a postura dos filhos para com os pais: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na Terra” (Êxodo 20:12, ARA).

Quantos jovens teriam a vida prolongada se tivessem escutado o conselho dos pais para não se envolver com drogas, não sair com determinados tipos de pessoas nem frequentar certos lugares. Enfim, escutar os pais é uma ótima forma de prevenir muita dor de cabeça. Em geral, os pais querem o bem dos filhos e, por isso, seus conselhos devem ser observados.

Há também um sentido mais amplo para o versículo de hoje. Todos somos filhos do Pai celestial e, se formos sábios, daremos atenção àquilo que Ele nos fala. Como resultado, caminharemos seguros.

Tanto no sentido literal quanto no espiritual é muito bom quando ouvimos o que nossos pais têm a dizer. Pare para conversar com eles e coloque em prática seus conselhos.