Terça-feira
10 de agosto
Caminho seguro
Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome. Salmo 23:3

Esse verso foi escrito no contexto da dependência que uma ovelha tem do pastor. Mas o que significa “veredas da justiça”? Como isso se relaciona com o pastoreio? Quando a chuva cai na Palestina, ocorrem algumas inundações instantâneas, que formam pequenos lagos ao longo da trajetória da água. Em virtude do tipo de solo, esses lagos secam rapidamente, tornando o caminho pedregoso e traiçoeiro. Geralmente há bons pastos, mas, na maioria das vezes, eles ficam em lugares altos e de difícil acesso em meio às colinas. Assim, quando um pastor sai com suas ovelhas pela manhã, logo chega a um ponto em que deve tomar uma decisão: Qual o melhor caminho a seguir?

O caminho não é largo, mas estreito. Não é plano, mas íngreme e difícil. Essas são as veredas da justiça de Deus. Por isso não é simples ser justo, honesto, leal e fiel. Na Bíblia, aprendemos que a vida cristã é repleta de sacrifício e renúncia. Por que o cristão segue pelo caminho estreito? Porque esse é o único caminho que o leva a um lugar seguro.

Cristo ensinou que o objetivo do cristão não é buscar a justiça com as próprias mãos, mas ser guiado pelo pastor nas veredas da justiça. O caráter justo é a meta final. Se você tem seguido por um caminho que não o ensina a levar a cruz, que dispensa sacrifícios próprios, não confronta os valores da sociedade secularizada, é fácil e não o obriga a domar seus impulsos e sair de sua zona de conforto, essa rota pode levá-lo a qualquer lugar, menos ao redil de Jesus Cristo, o grande pastor das ovelhas.

Depender do Bom Pastor e segui-Lo pode exigir coisas desconfortáveis. Você quer realmente ser guiado pelas veredas da justiça? Certamente, isso o levará a colinas íngremes e caminhos pedregosos. Será necessário carregar a cruz. Difícil? Sim. Mas você pode ter certeza de que esse é o caminho da justiça, que vai levá-lo ao destino seguro e final.