Terça-feira
06 de fevereiro
Caminhos deliciosos
Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. Provérbios 3:17, ARA

Conheci o Francisco (nome fictício) em uma das escolas em que trabalhei. Era um jovem promissor. No entanto, ele não demonstrava interesse pelas questões espirituais. Tentei algumas vezes lhe falar sobre Deus, a Bíblia e assuntos afins, mas ele sempre rejeitava esses temas.

Sua justificativa era que se sentia muito novo para perder os “prazeres da vida” como religioso. Ainda tinha, segundo ele, muitas coisas boas a desfrutar nas festas e outras atividades oferecidas pelo mundo. Infelizmente, há muitos jovens que pensam como o Francisco. Acham que o prazer real está nas baladas, bebidas, drogas e sexo livre. O versículo de hoje segue no caminho contrário.

Infelizmente, o pecado é atrativo para a natureza humana caída. Por conta disso, milhões de pessoas se enveredam pelos caminhos da perdição sem perceber. Satanás usa as tentações da carne como isca a fim de destruir a vida humana.

Ele tem uma fábrica de tentações personalizadas. O inimigo de Deus sabe exatamente o que tenta você e, por isso, lança seus laços exatamente na área que mais o atrairá.

Porém, é possível resistir às iscas do pecado. A Bíblia registra assim a vitória de um grande homem de Deus do passado: “Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado” (Hebreus 11:24, 25, NTLH).

O exemplo de Moisés é muito forte. Embora ele soubesse que havia algum prazer no Egito, pela fé, vislumbrou o prazer real, que é estar ao lado de Deus. No Egito, ele teria riquezas, poder, e tudo mais que o dinheiro pudesse comprar. Contudo, estaria enveredando por um caminho de angústia e, finalmente, de morte eterna.

O faraó que assumiu o trono quando Moisés o rejeitou é hoje, no máximo, uma múmia esquelética em algum museu do mundo. Entretanto, Moisés está vivo no Céu, esperando aqueles que tomarão decisões semelhantes à dele.

Jesus falou: “Sejam Meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso” (Mateus 11:29, NTLH). As delícias verdadeiras não serão achadas nas atrações pecaminosas do mundo. Elas serão encontradas nas opções dadas por Deus a Seus filhos. Quer viver em paz? Viva com o Deus da paz.