Quinta-feira
28 de fevereiro
Canção de grilo
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Salmo 13:6 (ARA)

Os grilos têm órgãos que produzem sons na base das asas anteriores e nas asas mais curtas. O som produzido por estas últimas é mais alto e melodioso. Eles fazem isso esfregando a parte áspera da asa direita sobre a asa esquerda.

Quem canta é o macho, para atrair as fêmeas ou para afugentar outro macho. Para ter certeza de gerar muitos filhotes, ele acasala com muitas fêmeas. Por isso, o canto precisa ser bem alto para ser ouvido até pelas fêmeas que estejam longe dele. Alguns grilos usam a toca como amplificador. O som repercute nos buracos onde vivem, como se fossem câmaras de eco. O grilo-toupeira cava sua toca em forma de trombeta, o que também ajuda a amplificar o som. Uma fêmea é capaz de ouvir seu canto a cerca de dois quilômetros de distância.

O canto dos grilos pode ser irritante. Mas há quem goste deles, especialmente as fêmeas dos grilos e pessoas de certas regiões do Oriente. Diz-se que é uma tradição antiga prender grilos em casa para ouvir o seu canto. Cantar não é uma atividade exclusiva dos grilos. Outros bichos também o fazem, sendo que os pássaros são os mais conhecidos cantores da natureza. Cantar é uma forma importante de expressão para o ser humano também.

Cantando, comunicamos amor, tristeza, alegria e felicidade. Cantar é uma forma de abrir o coração à influência do Espírito Santo. Assim, Ele pode nos comunicar Sua alegria. Nem o desânimo resiste à voz do canto de louvor.

Cantar também ajuda a vencer as tentações. O menino Jesus fazia isso. Francisco de Assis também expressou seu desejo de servir a Deus em sua famosa oração e música: “Senhor, faze de mim um instrumento da Tua paz; onde houver ódio, faze que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz.”

Quantas coisas boas Deus nos dá todos os dias! O sentimento de gratidão expresso na música de louvor ilumina a vida inteira. Cante na igreja, cante em casa, caminhando ou trabalhando; eleve seu pensamento e sua voz aos Céus.

A tristeza voa para longe nas asas de uma canção. Cante!