Alguma vez você já teve a sensação de acordar cansado? Mesmo tendo dormido as horas necessárias, ainda parecia que a bateria do corpo estava nas últimas e que você estava se arrastando para fora da cama? Os especialistas dizem que isso pode acontecer por diferentes razões, como alimentação inadequada, pouca ingestão de água, sedentarismo e altos níveis de estresse. A verdade é que estamos mais cansados do que nunca.
O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, no livro Sociedade do Cansaço, descreve a vida desta geração. Vivemos cercados por cobranças excessivas por produtividade, por alta performance e por resultados. Além de tudo, precisamos estar felizes o tempo inteiro ou pelo menos aparentar isso em nossas redes sociais.
O verso de hoje é um dos meus prediletos. Além da preciosa promessa contida nessas palavras, existe aqui também uma curiosidade que talvez você nunca tenha percebido. Isaías construiu essa frase de uma forma muito específica. Os verbos estão dispostos em ordem decrescente. Os que esperam no Senhor, segundo o profeta, voam, correm, caminham e não se cansam. Para destacar a capacidade do Eterno de fortalecer aqueles que confiam Nele, é provável que escrevêssemos essa mensagem de uma forma diferente, com verbos em ordem ascendente. Diríamos que os que esperam no Senhor caminham, correm e voam, mas não se cansam.
Por que Isaías escreveu o texto da forma como o encontramos na Bíblia? O que mais drena nossa força, o que mais rouba nossas energias não são as poucas vezes que voamos nem as vezes que corremos, mas as muitas vezes que caminhamos.
Talvez você esteja lendo estas linhas cansado. Não de voar, não de correr, mas de caminhar. São as rotinas enfadonhas, o tédio de um dia após o outro, a monotonia da paisagem, a caminhada do dia a dia. A promessa é para você que está caminhando, contando os passos e os dias, mesmo sem saber quanto falta para esta fase passar. Deus pode devolver a força, a alegria, o sorriso, a esperança. Ele prometeu fazer isso. Então creia nessa promessa e descanse Nele