Muitas coisas que consideramos com um único item são, frequentemente, compostas de outras partes menores. Embora eu nunca tenha pensado nisso antes, a oração pode se encaixar nessa categoria porque ela tem pelo menos duas partes: falar e ouvir. Tenho dificuldade com a segunda parte. E tenho certeza de que isso é verdade para muitas de nós. Falar com Deus acontece comigo facilmente. Quando se trata de ouvir o que Ele tem a dizer, receio não cumprir essa parte muito bem. Ouvir exige paciência. Isso é especialmente verdade quando entro em meu carro. Minhas duas filhas me faziam saber – com gentileza, claro – que era hora de comprar um carro mais novo. Com certa frequência, uma delas costumava dizer: “Sabe, mãe, é difícil encontrar peças para um carro mais velho.” Outra dava mais uma dica, mencionando que o carro era tão antigo que talvez não fosse seguro dirigi-lo. Eu lhes dizia que o veículo havia sido um fiel amigo por 24 anos, e eu não via por que ele me deixaria na mão no futuro.
Então, por fim, principalmente para provar meu ponto de vista, eu disse ao Senhor o que Ele já sabia. Senhor, não quero um carro diferente. Se quiseres que eu tenha um carro novo, terás que me mostrar isso. Como eu tinha certeza de que Ele sentia o mesmo que eu a respeito do meu automóvel, não separei tempo para ouvir, e considerei encerrada a questão. Certa noite, poucos dias depois dessa oração, fui com meu Velho Fiel a uma reunião do ministério da mulher na igreja. Quase ao chegar, notei que as luzes do painel se apagaram. Os faróis tampouco funcionavam. Estacionei justamente antes de o motor morrer. Como eu não tinha um telefone celular, pedi emprestado o telefone de uma casa comercial próxima e chamei o guincho.
O mecânico me ligou no dia seguinte e disse: “Seu carro está funcionando agora”. Entendi que Deus queria que eu conservasse o carro. Ele não queria. Eu simplesmente não estava prestando atenção. Como tinha a mente concentrada em minha agenda, eu não ouvia o que o Senhor estava dizendo. Eu precisava fazer o curso de Deus: Capacidade para Ouvir. O carro deixou de funcionar mais duas vezes naquela semana, antes que eu finalmente entendesse a mensagem e comprasse um outro carro.
Como Deus diz nos Salmos: “Povo Meu, escute o Meu ensino; incline os ouvidos para o que Eu tenho a dizer” (Sl 78:1). Agora, estou pacientemente me esforçando para aprender a especialidade de ouvir. Fico muito feliz porque meu benevolente Deus ainda trabalha em mim com paciência.
Márcia Mollenkopf