Quando você está cada dia mais parecido com Jesus, as pessoas começam a reconhecer e saber como você agiria em cada situação, porque você já tem uma marca. Seu caráter foi colocado à prova, e você foi aprovado. O nome disso é maturidade, que não se adquire do dia para a noite. A maturidade faz parte de um processo. Para conquistá-la, não podemos queimar etapas.
O escritor bíblico que mais falou de maturidade foi Tiago. Ele apresenta pelo menos cinco sinais para identificarmos alguém que está amadurecendo. Em primeiro lugar, diz que a pessoa madura demonstra ter uma atitude positiva diante das provações (Tg 1:12). Muita gente vive reclamando por qualquer coisa. O Senhor não usa pessoas que assumem essa postura. É preciso aprender a lidar com as dificuldades da vida! O segundo sinal de que estamos crescendo é a sensibilidade diante das necessidades dos outros (ver Tg 2).
O terceiro sinal (o mais enfático) da maturidade é o domínio da própria língua. Tiago diz que, quando uma pessoa chega a esse estágio, ela se aproxima bastante do ideal (Tg 1:4). A língua é um órgão difícil de controlar, mas ela só fala do que está cheio o coração (Mt 12:34).
O quarto sinal da maturidade é um espírito pacificador. Ao promover a paz, ficamos parecidos com Jesus. Quem é assim não fica procurando saber de quem é a culpa nem joga uma pessoa contra a outra.
Finalmente, uma pessoa madura é paciente (Tg 5:7) e está sempre pronta a louvar. Tiago nos incentiva a sentir alegria quando passamos por provações. Às vezes, oramos pedindo paciência, e o Senhor nos coloca ao lado de pessoas difíceis, para que aprendamos a louvar.
Paulo disse que devemos crescer até “a estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:13, ARA). A métrica da maturidade de um cristão é Jesus. Mas não se esqueça: você não vai dormir imaturo e, na manhã seguinte, acordar maduro. É um processo administrado pelo Espírito Santo.
Quem chega a esse estágio não finge ser o que não é, pois não precisa esconder nada. Ao contrário, as pessoas o observam e percebem uma experiência viva e real com Deus. A pessoa assim passa a se parecer com Jesus! Você conhece alguém com essa característica? Deseja ser assim?