Segunda-feira
11 de março
Casa de barro
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7

Você já deve ter visto as pequenas peças de barro parecidas com um dedo ou um pequeno pote avermelhado ou preto, grudadas em paredes ou telhados. Elas indicam que um bichinho passou por ali. Esse oleiro da natureza é uma vespa, ou um marimbondo-caçador. Algumas espécies de vespas são solitárias. O macho vive de 3 a 4 semanas, tempo suficiente para encontrar uma fêmea e se acasalar. A fêmea vive mais tempo. Gasta seus 2 a 3 meses de vida construindo ninhos.

Ela transporta as bolinhas de barro, segurando-as entre a cabeça e as pernas. O barro é misturado à saliva. Usando as mandíbulas, a vespa faz a base e depois vai moldando as várias camadas que formarão o pequeno pote. A tampa é curva e tem uma abertura no centro.

O ninho do marimbondo-caçador é uma construção e tanto. Por dentro, o acabamento é perfeito. É liso e aconchegante, um lugar ideal para o crescimento dos filhotes. As pequenas células têm espaço suficiente para depositar o ovo e a comida. A cuidadosa mamãe vespa deixa ao lado do ovo uma provisão de alimento (lagartas) suficiente para manter a larva até que se torne adulta, um processo que pode durar até três meses. As lagartas são estocadas ainda vivas, sob o efeito de um veneno que as deixa meio adormecidas. Um dia, após a postura dos ovos, a larva do marimbondo nasce e faz a primeira refeição. Depois de fechar a tampa do ninho, o caçador continua a construir outros pequenos potes de barro com a perfeição de sempre.

Na Bíblia, Deus é apresentado como um oleiro, um construtor que transforma o barro em uma peça de arte. Os vasos que Ele faz são enriquecidos com a presença interior da “luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4). Esse é o tesouro ao qual o apóstolo Paulo se refere no texto de hoje.

Ao encontrar um ninho de marimbondo-caçador, lembre-se: você é um vaso nas mãos de Deus, o grande oleiro. Ele deseja moldar você. Nesse processo, muitas vezes é preciso aparar, amassar e até quebrar o vaso quase pronto para refazê-lo. Em uma olaria sempre há cacos de cerâmica entulhados. Restos de potes e vasos que não passaram no controle de qualidade. Na cerâmica de Deus, você nunca será entulho. Fique nas mãos Dele.