Deus colocou Adão para dormir, aplicou-lhe uma espécie de anestesia e fez a primeira cirurgia de que se tem notícia. Da costela do primeiro homem, o Senhor tirou o material com o qual fez a obra-prima de sua criação: a mulher. Quando acordou do sono, Adão viu sua esposa e, com o coração inundado de um sentimento que ainda não conhecia, sem saber o que falar, compôs a primeira poesia da humanidade: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem” (Gênesis 2:23).
Aquele foi o namoro mais rápido da história. Amor à primeira vista, no pôr do sol da sexta-feira da semana da criação, Deus fez o casamento de Adão e Eva, no local mais lindo que se possa imaginar, tendo a recém-criada fauna e flora como testemunhas. No sábado, que é o dia da família, Adão não estava sozinho para adorar a Deus.
Realmente, Adão estava certo ao exclamar o seu “Agora sim!”, depois de ver aquela que seria sua eterna namorada. Deus havia criado um ser que poderia viver com Adão em perfeita harmonia. Ellen White explica o objetivo do Senhor ao fazer a esposa de Adão do jeito que fez:
“Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deve existir nesta relação”
(Patriarcas e Profetas, p. 46).
Relacionamento harmônico, respeito e amor. Essas são características essenciais de um matrimônio de sucesso. Casais que têm a amizade como base de seu relacionamento são mais felizes. Poder contar com alguém em quem se confie e ame confere saúde e bem-estar. Aplicando essa fórmula, Adão e Eva viveram juntos quase mil anos, até que a morte os separou.
A bênção que receberam naquela sexta-feira no Éden foi o combustível para um amor eterno. Deus pode lhe dar algo semelhante também. Permita que Ele faça uma “cirurgia” em você e implante em seu coração amor verdadeiro. O resultado só a poesia poderá traduzir.