Domingo
01 de setembro
Casca grossa
Não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. Tito 3:2

As árvores são os maiores seres do planeta, e entre as plantas são as que vivem mais. A árvore do Pequeno Príncipe, por exemplo, ultrapassa três mil anos de vida e suas raízes alcançam até 100 metros de raio. Não é à toa que ele diz, referindo-se ao baobá: “Atravanca todo o planeta. Perfura-o com raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.”

Não é difícil saber a idade de uma árvore. Pegue uma fita métrica e meça a circunferência do tronco, cerca de cinco centímetros acima do chão. Agora divida o número achado por 2,5 centímetros. O resultado é a idade da planta. A explicação é simples: a circunferência da maior parte das árvores das regiões temperadas aumenta em média 2,5 centímetros ao ano. As árvores das florestas crescem verticalmente, em busca da luz do sol. Em campo aberto, a mesma árvore fica larga, redonda e mais baixa, pois não precisa se esticar atrás da luz.

Algumas árvores têm a madeira bem mole, como o baobá. Outras têm a madeira leve, como a balsa, que flutua na água. Já o pau-ferro, como diz o nome, é 15 vezes mais pesado do que a balsa e afunda com facilidade. O tronco de uma árvore serrado horizontalmente apresenta vários anéis. O centro chama-se cerne. Essa é a parte mais dura e, em geral, a mais escura do tronco. Logo abaixo da casca está o câmbio, que sempre se renova e forma novos anéis.

Enquanto a árvore cresce, uma substância chamada lignina vai se misturando às células mortas do centro do tronco. É essa substância que torna o cerne tão duro e resistente. Os nós são restos de galhos absorvidos durante o crescimento da árvore e também são duríssimos. A casca se expande à medida que a árvore cresce, rachando ou criando dobras em sua parte externa. Algumas árvores, como os eucaliptos, têm casca fina, quase lisa. Já os pinheiros têm a casca grossa, bem ríspida. Esfregar o corpo em um tronco assim é fria.

Casca-grossa é como são chamadas as pessoas que tratam os outros na base do empurrão e com palavras grosseiras. É bom ficar longe da turma da casca-grossa e distribuir cortesia pra todo o mundo, mesmo para aqueles que não foram bondosos com a gente. Jesus fez assim, e nós, que O seguimos, temos o dever de imitar Seu exemplo. Isso também é culto.